INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade, Ciclo de Políticas, Ensino Superior

Resumo

Este artigo pretende, a partir da abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen J. Ball e colaboradores, apresentar uma análise sobre o processo de implementação do núcleo de acessibilidade e inclusão de uma universidade federal brasileira. O contato com essa experiência em particular deixa explícito que há, sem dúvida, progressos em curso, mas demonstra, ao mesmo tempo, a existência de um conjunto de questões que impediram e/ou impedem a estruturação de uma universidade efetivamente inclusiva. Algumas dessas questões foram discutidas neste trabalho, ainda que outras, apenas assinaladas, mereçam a atenção de novas pesquisas. Seja como for, apesar dos limites do recorte aqui adotado, acreditamos que esse esforço inicial de reflexão se justifica e é relevante porque ajuda a visibilizar alguns dos aspectos mais importantes do debate a respeito da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro.

Biografia do Autor

Andreza de Oliveira de Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Técnica em Assuntos Edcuacionais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)e professora de Língua Portiguesa da Scretaria Municipal de Educação de de Duque de Caxias/RJ. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, NESED.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997) / TITULAÇÃO RECONHECIDA pela Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, NESED.

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo