DIAGNÓSTICO DOS NÍVEIS DE ACESSIBILIDADE DOS WEBSITES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
acessibilidade da informação, direito de acesso, governo digital, modelo de acessibilidade do governo digitalResumo
O presente estudo tem por objetivo geral construir um diagnóstico sobre a acessibilidade da informação disponibilizada nos websites das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Região Nordeste. Estas informações devem ter características padronizadas bem como aspectos que permitam o acesso autônomo e para todos, ou seja acessibilidade. Analisando os dados foi possível demonstram que os níveis de acessibilidade nos websites destas instituições estavam inadequados aos parâmetros do Modelo de Acessibilidade do Governo Digital (eMag). Os dados foram obtidos por meio do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios - ASES Governo Federal, um software público que além de avaliar e analisar é capaz de mensurar o volume de código-fonte em conformidade com parâmetros do eMag. O ASES emite um relatório, que pode ser extraído em formato PDF, possibilitou a construção do panorama dos websites das IFES, através do nível geral de acessibilidade do website: alto, médio, baixo e baixíssimo nível de acessibilidade.
Referências
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013>. Acessado em 13 de junho de 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado, 1988.
_______________. Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021 - Princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública.
_____________. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
_____________. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação.
________. Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012. Regulamenta a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5o, no inciso II do § 3odo art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição
________. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências
_______________. Portaria nº 540, de 8 de setembro de 2020 Disciplina a implantação e a gestão do Padrão Digital de Governo dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal.
_______________. Portaria. 3, de 7 de maio de 2007. Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico-e-MAG no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática-SISP, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2007.
CARVALHO, Vinícios; CAGNIN, Maria; PAIVA, Débora. Avaliação de Acessibilidade de Web Sites de Governos Estaduais do Brasil. In: Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, 2017. p.116-123. Disponível em <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi/article/view/6033>. Acessado em 13 de junho de 2023.
CUSIN, César Augusto. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais. 2010. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103359>. Acessado em 13 de junho de 2023.
DE LIMA MENDES, Cleberson; RIBEIRO, Sonia Maria. Inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior: um estudo da produção acadêmica na área da educação. Atos de Pesquisa em Educação, v. 12, n. 1, p. 189-206, 2017. Disponível em <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5663/0>. Acessado em 13 de junho de 2023.
GARCIA, Raquel Araújo Bonfim; BACARIN, Ana Paula Siltrão; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 33-40, 2018. Disponível em <https://www.scielo.br/j/pee/a/n9MVpKJ5r7fTknh9rVv9rdc/abstract/?lang=pt>. Acessado em 13 de junho de 2023.
MODELO DE ACESSIBILIDADE. Recomendações de Acessibilidade para a Construção e Adaptação de Conteúdos do Governo Brasileiro na Internet. Departamento de Governo Eletrônico, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Documento de Referência, v. 3.0. 2011. Disponível em < https://emag.governoeletronico.gov.br/>>. Acessado em 13 de junho de 2023.
MONTE DE CAMARGO, Arlete Maria; MARTINS ARAÚJO, Israel. Expansão e interiorização das universidades federais no período de 2003 a 2014: perspectivas governamentais em debate. Acta Scientiarium: Education, v. 40, n. 1, 2018. Disponível em < https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/37659>. Acessado em 13 de junho de 2023.
RABELLO, Rodrigo. Práticas documentárias em regimes de materialidade. 2022. Disponível em < https://brapci.inf.br/index.php/res/v/200934>. Acessado em 13 de junho de 2023.
RITTER, Eduardo; ROQUE, Thâmara. Acessibilidade e informação: a disparidade entre desenvolvimento tecnológico, leis e adaptações dos grandes portais brasileiros. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 360-379, 2016. Disponível em <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1743/8719>. Acessado em 13 de junho de 2023.
SILVA, Diego Wander da; BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional e interesse público: estratégias de (in) visibilidade nas mídias sociais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 44, p. 157-174, 2021. Disponível em <https://www.scielo.br/j/interc/a/8GpqPkGVmbGMmsnGCMhxyDM/abstract/?lang=pt>. Acessado em 13 de junho de 2023.
ZAMMATARO, Ana Flávia Dias; DE ALBUQUERQUE, Ana Cristina. Os conceitos de informação, documento e regime de informação a partir da perspectiva frohmanniana na Ciência da Informação: uma revisão sistemática da literatura em periódicos brasileiros. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da informação, v. 19, p. e021008-e021008, 2021. Disponível em < https://brapci.inf.br/index.php/res/v/158541>. Acessado em 13 de junho de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práticas em Gestão Pública Universitária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.