A AUDIODESCRIÇÃO QUEBRANDO BARREIRAS PARA A ACESSIBILIDADE DE PESSOAS AUTISTAS

Autores

Palavras-chave:

Educação especial, Autismo, Tecnologia assistiva.

Resumo

As tecnologias estão cada vez mais inseridas no dia a dia das pessoas, principalmente pelo seu poder de personalização, como as tecnologias assistivas que contribuem para a autonomia e a independência dos usuários, inclusive daqueles que possuem algum tipo de deficiência, sobretudo as pessoas autistas. A audiodescrição, como tecnologia assistiva e recurso de acessibilidade comunicacional e informacional, pode contribuir para o processo de aprendizagem. Assim, o objetivo é analisar pesquisas com relatos sobre a experiência da utilização do recurso em atividades voltadas a essas pessoas. Para isso, os objetivos específicos são mapear as pesquisas já publicadas em duas plataformas, fazer o cruzamento de descritores e buscar experiências nas pesquisas mais relevantes e que se aproximam da temática. A metodologia é qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Após analisar os dados produzidos, percebeu-se que, em 59 estudos, nenhum deles fez uma relação direta entre a audiodescrição e as atividades voltadas para as pessoas autistas. Concluiu-se que a audiodescrição tem grande potencial para contribuir para o processo de aprendizagem dessas pessoas, mas recomenda-se, fortemente, que pesquisas sejam realizadas para verificar essa possibilidade.

Biografia do Autor

Felipe Vieira Monteiro, UERJ

Doutorando do programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Catia Crivelente Walter, UERJ

Professora Associada do Departamento de Educação Incusiva e Continuada, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo