POR MEDO DA REJEIÇÃO, TUDO BEM: SILENCIAMENTO DE UMA ESTUDANTE BAIXA VISÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Doutorado, Baixa visão, Acessibilidade, Educação superior.

Resumo

Este artigo aborda a experiência de uma estudante baixa visão no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar e Multi-institucional de Difusão do Conhecimento em rede com 5 (cinco) instituições de ensino superior do Brasil. Os recursos (pedagógicos e de acessibilidade) e as tecnologias assistivas são instrumentos que podem ser utilizados para viabilizar a promoção da autonomia dos estudantes, favorecendo a inclusão no meio escolar, especialmente durante a pandemia COVID-19 que levou obrigatoriamente ao ensino remoto. Nesse sentido, partiu-se do objetivo de analisar os recursos pedagógicos e de acessibilidade de uma estudante baixa visão no seu doutoramento junto aos seus professores e colegas. Trata-se de pesquisa qualitativa com relato de experiência feito a partir de narrativa (auto)biográfica baseada nas memórias das aulas remotas e presenciais, registros em caderno, mensagem de aplicativo e gravação de vídeo das aulas através do celular. Os resultados  desta pesquisa ressaltam a importância dos recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas digitais no processo formativo da estudante baixa visão no contexto apresentado. Portanto, entendemos que o processo de inclusão na educação superior da pessoa com deficiência está intrinsecamente ligado à eliminação de barreiras através das acessibilidades digitais e atitudinais.

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Relato de Experiência