QUEBRANDO AS BARREIRAS: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E INTERATIVA NA EXPOSIÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MUSEOLOGIA DA UFPA

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Comunicação Museológica, LGBTQIAPN , Extensão Universitária.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre as ações de acessibilidade realizadas na exposição curricular "Themonias: arte drag na Amazônia", projeto realizado no período de 2022 a 2023, no âmbito do curso de museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo deste estudo é relatar as iniciativas adotadas para promover uma abordagem inclusiva e interativa na referida exposição. Por meio de uma análise do planejamento e execução do projeto, são discutidas as estratégias utilizadas para quebrar as barreiras existentes e proporcionar uma experiência acessível a diversos públicos. São abordados aspectos como adaptação do espaço físico, disponibilização de recursos de acessibilidade comunicacional e sensorial, e a promoção de uma abordagem interativa que estimule a participação ativa dos visitantes. Os resultados obtidos evidenciam a importância de uma perspectiva inclusiva no contexto museológico, contribuindo para a valorização da diversidade e a ampliação do acesso à cultura. Este estudo de caso serve como referência e inspiração para futuras exposições curriculares que buscam promover a inclusão e interatividade, superando as barreiras existentes e proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os visitantes.

Biografia do Autor

Jéssica Tarine Moitinho de Lima, Universidade Federal do Pará

Profa. Doutora no Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da disciplina de Exposição Curricular. É doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Preservação de Acervo Científico pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Laboratório de Pesquisa em Reservas Técnicas na UFPA. Desenvolve pesquisas sobre Museus, Acervos e Patrimônios, com foco na gestão, documentação e comunicação museológica.

Glaucia Batista Silva, Universidade Federal do Pará

Discente do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Curadora da Exposição Curricular Themonias: arte drag na Amazônia.

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo