ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA CONDIÇÃO DE INCLUSÃO

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Pessoas com deficiência, Ensino Superior, Governamentalidade neoliberal, Políticas inclusivas

Resumo

O artigo objetiva discutir a acessibilidade das pessoas com deficiência no Ensino Superior, mediante a análise de publicações científicas sobre a temática no campo da Educação. A partir de documentos legais sobre acessibilidade e das bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scielo realizou-se a análise dos materiais. Os procedimentos metodológicos e analíticos se deram com o uso das ferramentas conceituais de Michel Foucault. A acessibilidade tem se configurado, na contemporaneidade, como um imperativo entrelaçado a uma lógica neoliberal, na medida em que todos precisam estar inseridos nos jogos do mercado. Isso nos faz pensar em uma possibilidade de ressignificar as práticas educativas e inclusivas perante (re)configurações de imperativos do nosso tempo.

Biografia do Autor

Francisco Varder Braga Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Audiologia e em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFª, Pós-Graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Membro do grupo de pesquisa na linha de Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos. Também estive como coordenador adjunto no Núcleo de Educação a Distância UAB/UFERSA no período de 2012/2013, coordenador do curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (2015), coordenador do curso de especialização em AEE (2016/2017), coordenador dos cursos de aperfeiçoamento em AEE para estudantes com transtorno do Espectro Autista (2017/2018). Atualmente, sou Técnico Administrativo de Nível Superior - Fonoaudiólogo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, atuando na Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social. Tenho como foco de estudo e trabalho a Fonoaudiologia Educacional, no que se refere aos temas: Educação Especial/Inclusão, Políticas Públicas e Acessibilidade, Voz Profissional, Educação a Distância e Formação de professores.

Renato Carneiro da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2021); Eixo temático: Aprendiz, docência e escola, linha de Pesquisa: Educação, currículo e ensino. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2013). Psicopedagogo; Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, processo de aprendizagem e formação docente. Líder do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática, LabEduc+. Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Membro do comitê assessor da Fapergs, nas áreas de Educação e Psicologia (2013-2014, 2015-2016). Professora adjunta e pesquisadora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Mestrado Profissional de Psicologia (UNISC). Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional de Psicologia (gestão 2020-2021). Membro do GT "Territorialidades, violências, políticas e subjetividades" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão, território, nomadismo, infância, literatura infantil. Líder do grupo de pesquisa "Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos"

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BUJES, M. I. E. Políticas sociais, capital humano e infância em tempos neoliberais. In: RESENDE, H. de. Michel Foucault. O governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 259-280.

BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

_______. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa em assembleia. Trad. MIGUENS, Fernanda Siqueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

KRAEMER, G. M.; THOMA, A. da S. Acessibilidade como Condição de Acesso, Participação, Desenvolvimento e Aprendizagem de Alunos com Deficiência. In: Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 554-563, Jul/Set, 2018.

MANZINI, E. J. (Org.) Inclusão e Acessibilidade. Marilia: ABPEE, 2006.

__________. Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; CAIADO, Kátia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2008. p. 281-289.

NOGUEIRA, L. de F. Z.; OLIVER, F. C.. Núcleos de acessibilidade em instituições federais brasileiras e as contribuições de terapeutas ocupacionais para a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, v. 26, n. 4, p. 859-882, 2018.

SARAIVA, K.; LOPES, M. C. Educação, inclusão e reclusão. In: Currículo sem Fronteiras, v.11, n.1, pp.14-33, jan/jun, 2011.

VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Inclusão e governamentalidade. In: Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007.

___________. Inclusão, exclusão, in/exclusão. In: Verve, n. 20, p. 121-135, 2011.

VEIGA-NETO, A. Governo ou governamento. In: Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, p.79-85, Jul/Dez 2005.

__________. Incluir para excluir. In: Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Trad. Seminários Gorini da Veiga, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo