ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA CONDIÇÃO DE INCLUSÃO
Palavras-chave:
Acessibilidade, Pessoas com deficiência, Ensino Superior, Governamentalidade neoliberal, Políticas inclusivasResumo
O artigo objetiva discutir a acessibilidade das pessoas com deficiência no Ensino Superior, mediante a análise de publicações científicas sobre a temática no campo da Educação. A partir de documentos legais sobre acessibilidade e das bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scielo realizou-se a análise dos materiais. Os procedimentos metodológicos e analíticos se deram com o uso das ferramentas conceituais de Michel Foucault. A acessibilidade tem se configurado, na contemporaneidade, como um imperativo entrelaçado a uma lógica neoliberal, na medida em que todos precisam estar inseridos nos jogos do mercado. Isso nos faz pensar em uma possibilidade de ressignificar as práticas educativas e inclusivas perante (re)configurações de imperativos do nosso tempo.
Referências
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BUJES, M. I. E. Políticas sociais, capital humano e infância em tempos neoliberais. In: RESENDE, H. de. Michel Foucault. O governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 259-280.
BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
_______. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa em assembleia. Trad. MIGUENS, Fernanda Siqueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
KRAEMER, G. M.; THOMA, A. da S. Acessibilidade como Condição de Acesso, Participação, Desenvolvimento e Aprendizagem de Alunos com Deficiência. In: Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 554-563, Jul/Set, 2018.
MANZINI, E. J. (Org.) Inclusão e Acessibilidade. Marilia: ABPEE, 2006.
__________. Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; CAIADO, Kátia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2008. p. 281-289.
NOGUEIRA, L. de F. Z.; OLIVER, F. C.. Núcleos de acessibilidade em instituições federais brasileiras e as contribuições de terapeutas ocupacionais para a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, v. 26, n. 4, p. 859-882, 2018.
SARAIVA, K.; LOPES, M. C. Educação, inclusão e reclusão. In: Currículo sem Fronteiras, v.11, n.1, pp.14-33, jan/jun, 2011.
VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Inclusão e governamentalidade. In: Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007.
___________. Inclusão, exclusão, in/exclusão. In: Verve, n. 20, p. 121-135, 2011.
VEIGA-NETO, A. Governo ou governamento. In: Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, p.79-85, Jul/Dez 2005.
__________. Incluir para excluir. In: Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Trad. Seminários Gorini da Veiga, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práticas em Gestão Pública Universitária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.