Acessibilidade, inclusão e os atuais desafios para garantir a permanência de estudantes com deficiência na UFRJ
Palavras-chave:
Inclusão, Ações Afirmativas, Ensino Superior, Acessibilidade, Estudante com DeficiênciaResumo
A inclusão no ensino superior configura um processo que ocorre no topo da cadeia educacional formal e está vinculado ao desdobramento inclusivo oriundo dos níveis anteriores. Sua característica dinâmica pode ser verificada na medida em que procura novas formulações em função da mutabilidade dos ambientes nos quais ocorre. Estar incluído não é um valor estabelecido e adquirido, é, sobretudo, possuir e dominar as ferramentas que permitam a íntima relação com comunidades específicas. Assim, se a universidade pretende assegurar o direito à educação e à igualdade de oportunidades, terá que refletir sobre as condições de acesso e permanência que é capaz de oferecer aos seus estudantes. A pesquisa documental, de caráter longitudinal e qualitativo teve como objetivo geral observar flutuações no ingresso anual de estudantes com deficiência e a distribuição destas matrículas ativas pelos Campi da UFRJ, relacionadas às acessibilidades atitudinal, instrumental, comunicacional, programática, arquitetônica, metodológica e natural. Os resultados esclareceram que a lei motivou o aumento da participação dos estudantes e, consequentemente, evidenciou que as barreiras à acessibilidade educacional já existentes configuram características heterogêneas de um processo histórico inerente à consolidação da universidade, que são perceptíveis, porém, de difícil solução por conta de barreiras atitudinais e do capacitismo presente de forma estrutural em nossa sociedade.
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