INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: MINICURSOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA VOLTADOS AOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ensino Superior, Pessoas com deficiência, Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Introdução: As ações de cunho extensionista voltadas a formação de professores são consideradas importantes estratégias no campo das políticas públicas, principalmente aquelas visando minimizar as lacunas no âmbito a educação de crianças surdas e com deficiência auditiva. Assim, o estudo tem como objetivo apresentar o planejamento, a organização e as experiências de integrantes de um projeto de extensão universitária na oferta de minicursos voltados aos professores e profissionais da educação básica sobre a criança surda e com deficiência auditiva no espaço escolar. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com delineamento estruturado em duas etapas: levantamento e análise documental e relatos de experiências de integrantes de um projeto de extensão universitária de uma instituição federal de ensino superior, no planejamento e execução de cinco minicursos no formato remoto, no período da pandemia da COVID-19, e dois presenciais, no segundo semestre de 2022. Resultados: Foram planejadas e ofertadas cinco edições do minicurso no formato remoto e dois no formato presencial. As edições 1 e 5 dos minicursos tiveram maior percentual de concluintes, 77,8% e 93,6%, respectivamente. A partir da consolidação dos relatos, verificaram-se três ideias centrais: Conhecimento da Libras, Capacitação na Libras e Formação profissional. Conclusão: Os minicursos foram de grande relevância a equipe do projeto (educadoras) e aos participantes (educandos), segundo percepção das integrantes, uma vez que permitiu a troca de saberes acerca de uma temática por vezes negligenciada. 

Biografia do Autor

Fernanda Valentin Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Curso de Medicina, Instituto de Ciências Médicas, do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Mariana Oliveira do Couto Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Curso de Medicina, Instituto de Ciências Médicas, do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

Luciana Aguiar Velasco Lima, Secretaria Municipal de Saúde de Macaé.

Especialista em Linguagem e Transtorno do Espectro Autista. Fonoaudióloga da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé/Secretaria Municipal Adjunta de Alta e Média Complexidade de Macaé, Macaé (RJ), Brasil. 

Fabiana Oliveira do Couto Silva Couto, Secretaria Municipal de Educação de Maricá.

Gestora da Escola Pública do Município de Maricá. Professora da Escola Pública do Município de Niterói. 

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Curso de Nutrição, Instituto de Alimentação e Nutrição, do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.

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2024-09-11

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Seção

Artigo