LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PANORAMA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Inclusão, Linguagem, Comunicação, Identidade, Discriminação

Resumo

O presente estudo retrata o panorama das universidades públicas brasileiras, em relação as ações orientadas ao emprego da linguagem e comunicação inclusivas. A primeira parte do trabalho desenvolve os conceitos das categorias linguagem, comunicação e inclusão, tendo em vista os pressupostos do pragmatismo linguístico. A segunda observa evidências de ações orientadas ao emprego de linguagem e comunicação inclusivas nos espaços universitários, obtidas a partir de levantamento de dados nos portais web de universidades federais e estaduais brasileiras. Os resultados apontaram para a existência de ações manifestas objetivamente em: eventos e formações; informes, notícias e reportagens; guias e manuais; normas e atos internos; projetos e ações de extensão; produtos acadêmicos; e conteúdo em planos de ensino.

Biografia do Autor

ALEJANDRO KNAESEL ARRABAL, Universidade de Blumenau - FURB

Doutor em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor e pesquisador dos Programas de Mestrado em Direito (PPGD) e Administração (PPGAd) da FURB. Líder do grupo de pesquisa Direito, Tecnologia e Inovação – DTIn (CNPq-FURB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa SINJUS - Sociedade, Instituições e Justiça (CNPq-FURB). Membro do grupo de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB). Membro da AGIT – Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Referências

BANHOS, Antonio. O que é preconceito linguístico? UNIFAL-MG, 27 mar. 2023. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/o-que-e-preconceito-linguistico/ Acesso em: 12 jun. 2023.

BARBOZA, Nathália Fonseca da Silva et al. (Org.). Guia: ensino, documentos e mídias acessíveis. Niterói: UFF, 2020. Disponível em: https://www.uff.br/sites/default/files/informes/guia-uff-acessivel-ensino-documentos-e-midias-acessiveis-2020.pdf Acesso em: 2 abr. 2023.

BARTHES, Roland. Aula (aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio de França pronunciada dia 7 de janeiro de 1977). 14. ed. Tradução e posfácio Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 36. ed. Tradução Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2014.

BEZERRA, Benilton. O valor das diferenças em um mundo compartilhado: diversidade humana. Café Filosófico, Instituto CPFL, 2015. Disponível em: https://institutocpfl.org.br/play/diversidade-humana-com-benilton-bezerra-jr-versao-tv-cultura/. Acesso em: 6 set. 2023.

BIER, Mariana. Linguagem não binária: do gênero na certidão ao respeito à dignidade das pessoas. , 10 mar. 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/humanista/2022/03/10/linguagem-nao-binaria-do-genero-na-certidao-ao-respeito-a-dignidade-das-pessoas/ Acesso em: 15 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11133.htm. Acesso em: 16 set. 2023.

CAÊ, Gioni; GAONA, Gabe. Manual para o uso da linguagem neutra em língua portuguesa. Foz do Iguaçu: Frente Trans Unileira, 2022. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/informes/manual-de-linguagem-neutra/Manualdelinguagemneutraport.pdf Acesso em: 2 abr. 2023.

CALDAS-COULTHARD, Carmen Rosa. Orientações para a inclusão linguística de pessoas trans. Berlim; Santa Catarina; São Paulo: Babbel; TransEmpregos, 2020. Disponível em: https://ieg.ufsc.br/cedoc/livros-eletronicos/360. Acesso em: 15 set. 2023.

CAMERON, Deborah. Linguagem inclusiva não é só para inglês ver. Tradução e adaptação Rodrigo Borba. ConTxt, 16 dez. 2020. Disponível em: https://contxt.letras.ufrj.br/linguagem-inclusiva-nao-e-so-para-ingles-ver/. Acesso em: 15 set. 2023.

CAMPOS, Ana Cristina. Carta Mundial da Mídia Livre é lançada no Fórum Social na Tunísia. Rede Brasil Atual, 28 mar. 2025. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/carta-mundial-da-midia-livre-e-lancada-no-forum-social-na-tunisia-3590/ Acesso em: 20 jul. 2023.

CAVALCANTE, Janaína; NERY, Letícia. Guia de sobrevivência do(a) Estudante 2023 já está disponível para ajudar na adaptação de novos alunos. UFS, 6 jan. 2023. Disponível em: https://www.ufs.br/conteudo/70985-guia-de-sobrevivencia-do-a-estudante-2023-ja-esta-disponivel-para-ajudar-na-adaptacao-de-novos-alunos Acesso em: 9 ago. 2023.

CPS. Assessoria de Comunicação. Guia de comunicação inclusiva. São Paulo: CPS, 2019. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2023. Disponível em: http://www.fatecsp.br/paginas/pdf/2019-guia-comunicacao-inclusiva.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

CRUZ, Camilla Machado. A manualização do saber linguístico: o discurso sobre igualdade em manuais de linguagem inclusiva de gênero do Brasil. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30085. Acesso em: 15 set. 2023.

ELIAS, Vanda Maria da Silva. Orientações para o uso de uma linguagem inclusiva: nota técnica de orientação. São Paulo: Unifesp, 2021. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60268 Acesso em: 12 jun. 2023.

FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Tradução Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FRANCO, Paki Venegas; CERVERA, Julia Pérez. Manual para o uso não sexista da linguagem: o bem que se diz bem se entende. Governo do Rio Grande do Sul, 2014. http://portalsemear.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Manual-para-uso-n%C3%A3o-sexista-da-linguagem.pdf Acesso em: 15 set. 2023.

GARCIA, Amanda. Escassez de mão de obra qualificada no Brasil atingiu 81% em 2022, diz pesquisa. CNN Brasil, 21 jun. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/escassez-de-mao-de-obra-qualificada-no-brasil-atingiu-81-em-2022-diz-pesquisa/ Acesso em: 20 jun. 2022,

GOMES, Robert Moura Sena Por uma linguística (mais) popular: a construção do gênero neutro como dissidência linguística. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16586. Acesso em: 15 set. 2023.

GRACIA, Tomás Ibáñez. O giro linguístico. In: ÍÑIGUEZ, Lupicinio. Manual de análise do discurso em ciências sociais. Tradução Vera Lúcia Joscelyne. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Tradução Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

HONÓRIO, Crislaine. Linguagem não-binária é alternativa para comunicação mais inclusiva. UFPB, 2021. Disponível em: https://www.ufpb.br/comu/contents/noticias/linguagem-nao-binaria-e-alternativa-para-uma-comunicacao-mais-inclusiva Acesso em: 2 set. 2023.

HUDSON, Luigy. Gêneros e gramática: o uso de linguagem neutra e o ensino de gramática. Ceale – FaE – UFMG, 23 out. 2022. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/generos-e-gramatica.html. Acesso em: 16 set. 2023.

IEG. Dia do Orgulho Agênero. UFSC, 19 maio 2021. Disponível em: https://ieg.ufsc.br/noticias/483 Acesso em: 2 set. 2023.

JORNAL DA UNIVERSIDADE. Na UFRGS, resistência e defesa da pluralidade. UFRGS, 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/na-ufrgs-resistencia-e-defesa-da-pluralidade/ Acesso em: 2 set. 2023.

LAB.MG. Laboratório de Inovação em Governo. Linguagem simples na gestão pública. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2021. Disponível em: https://www.mg.gov.br/system/files/media/planejamento/documento_detalhado/2022/gestao-governamental/guia_de_linguagem_simples.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

LEAL, Daniela; FREITAS, Jorge Peixoto; MAGALHÃES, Sara; MATIAS, Marisa. Guia para a utilização de linguagem inclusiva. U. Porto, 2023. Disponível em: https://www.up.pt/portal/documents/76/Guia_para_a_Utilização_de_Linguagem_Inclusiva.pdf. Acesso em 10 jul. 2023.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise de discurso. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MARCO, Flávia de. Linguagem neutra. ConTxt, 23 mar. 2021. Disponível em: https://contxt.letras.ufrj.br/glossario/linguagem-neutra/. Acesso em: 15 set. 2023.

MELLO, Anahi Guedes de; FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Guia de orientações básicas sobre Gênero, Deficiência e Acessibilidade. 13º Mundos de Mulheres & do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11: transformações, conexões, deslocamentos. Florianópolis: UFSC; IEG, 2017. Disponível em: https://filosofia.paginas.ufsc.br/files/2017/08/Guia-de-orienta%C3%A7%C3%B5es-b%C3%A1sicas-sobre-g%C3%AAnero-defici%C3%AAncia-e-acessibilidade-1.pdf Acesso em: 2 set. 2023.

MENDES, Júlia R. Guia do Cuidado Farmacêutico para a Comunidade LGBTI+ orienta profissionais de Farmácia sobre atendimento humanizado. Univasf, 5 ago. 2021. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/noticias/guia-do-cuidado-farmaceutico-para-a-comunidade-lgbti-orienta-profissionais-de-farmacia-sobre-atendimento-humanizado Acesso em: 8 ago. 2023.

MIRANDA, Paula. Linguagem neutra e representatividade não-binária: uma discussão além da gramática. Cotidiano UFSC, 26 jul. 2021.

Disponível em: https://cotidiano.sites.ufsc.br/linguagem-neutra-e-representatividade-nao-binaria/. Acesso em: 15 set. 2023.

MOSÉ, Viviane. O homem que sabe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Apresentação. In: SCHEID, Daiane;

MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia M. Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações. Santa Maria: FACOS–UFSM, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/330/2022/04/Tendencias.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

PETERMANN, Juliana et al. (Orgs.). Comunicação + plural: cartilha para uma linguagem mais inclusiva. Santa Maria: UFSM, Nós Pesquisa Criativa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/27597/Cartilha%20inclusiva_Revisada_Ebook_site.pdf. Acesso em 10 jul. 2023.

PONTES, Glícia. Comunicação inclusiva e automedicação são temas de campanhas de alunos de Publicidade. UFC, 15 jun. 2018. Disponível em: Acesso em: https://www.ufc.br/noticias/11389-comunicacao-inclusiva-e-automedicacao-sao-temas-de-campanhas-de-alunos-de-publicidade 20 maio 2023.

PORTO ALEGRE. Lei nº 13.154, de 15 de junho de 2022. Garante aos estudantes do Município de Porto Alegre o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e as orientações legais de ensino, com o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa e com a gramática elaborada nos termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e obriga o emprego da norma gramatical e ortográfica padrão em toda a comunicação externa e com a população em geral realizada por parte da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta. Disponível em: https://www.camarapoa.rs.gov.br/processos/136350 Acesso em: 20 jun. 2023.

PRADO, Gheysa Caroline; DAROS, Carolina; ZACAR, Claudia. Guia da linguagem não sexista. Curitiba: UFPR: UTFPR, 2021. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/69661/1_Versa%CC%83oFinal_Guia-LinguagemNaoSexista.pdf Acesso em: 5 ago. 2023.

RIBEIRO, Paulo Roberto. Dicas de português: todos e todas, brasileiros e brasileiras. DECOM-UFLA, 17 jul. 2017. Disponível em: https://www.ufla.br/dcom/2017/07/17/dicas-de-portugues-todos-e-todas-brasileiros-e-brasileiras/ Acesso em: 2 set. 2023.

SANTA CATARINA. Projeto de Lei 0356.4/2020. Estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes do Estado de Santa Catarina ao aprendizado da língua portuguesa, de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino. Disponível em: https://www.alesc.sc.gov.br/legislativo/tramitacao-de-materia/PL./0356.4/2020. Acesso em: 15 set. 2023.

SANTA CATARINA. Projeto de Lei 0357.5/2020. Estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes de Santa Catarina ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino, na forma que menciona. Disponível em: https://www.alesc.sc.gov.br/legislativo/tramitacao-de-materia/PL./0357.5/2020. Acesso em: 15 set. 2023.

SANTOS, Aline. “Elu”, “amigue” e “bonite”: os termos neutros como forma de inclusão. Revista Arco - Jornalismo Científico e Cultural, 12 nov. 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/pronome-neutro-inclusao. Acesso em: 15 set. 2023.

SANTOS, Marcos Paulo. Sexismo linguistico e nomes gerais: a construção de uma língua inclusiva. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LETR-BAERAK. Acesso em: 15 set. 2023.

SGCUE. Secretariado Geral do Conselho da União Europeia. Comunicação inclusiva no SGC. União Europeia, 2018. Disponível em: https://www.consilium.europa.eu/media/49074/2021_058_accessibility-inclusive-communication-in-the-gsc_pt_acces.pdf. Acesso em 10 jul. 2023.

SHANNON, Claude Elwood. A Mathematical Theory of Communication. Reprinted with corrections from The Bell System Technical Journal, v. 27, p. 379–423, 623–656, jul./out., 1948. Disponível em: https://people.math.harvard.edu/~ctm/home/text/others/shannon/entropy/entropy.pdf Acesso em: 9 set. 2023.

SILVA, Klay. Professora da UFSC desenvolve orientações de linguagem inclusiva para pessoas trans e não binárias. Notícias da UFSC, 19 abr. 2021. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2021/04/professora-da-ufsc-desenvolve-orientacoes-de-linguagem-inclusiva-para-pessoas-trans-e-nao-binarias/. Acesso em: 15 set. 2023.

STF. ADI 7019. Número Único: 0064085-71.2021.1.00.0000. Requerente: Confederação nacional dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino. Requerido: Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. Relator: Min. Edson Fachin. 13 fev. 2023. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6292373. Acesso em: 15 set. 2023.

TAVARES, Dayse. Parceria planeja promover arte-educação inclusiva. UFRJ, 6 ago. 2020. Disponível em: https://ct.ufrj.br/parceria-planeja-promover-arte-educacao-inclusiva/ Acesso em: 12 jun. 2023.

TYGEL, Daniel. Envolver o mundo com a economia solidária [braile]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017b. Disponível em: https://incop.ufop.br/sites/default/files/incop/files/1-envolver-o-mundo-com-a-economia-solidaria_10.pdf Acesso em: 8 ago. 2023.

TYGEL, Daniel. Envolver o mundo com o cooperativismo social [braile] Aportes ao texto: Valmor Schiochet. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017a. Disponível em: https://incop.ufop.br/sites/default/files/incop/files/2-envolver-o-mundo-com-o-cooperativismo-social_7.pdf?m=1540398685 Acesso em: 8 ago. 2023.

UECE. 3 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. UECE, 3 dez. 2021. Disponível em: https://www.uece.br/noticias/3-de-dezembro-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia/ Acesso em: 20 jul. 2023.

UFABC.CONSUNI, Resolução nº 223, de 3 de agosto de 2022. Estabelece a Política de Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade Federal do ABC, com foco na promoção da igualdade e equidade de gênero e no combate às violências contra as mulheres e as pessoas LGBTQIA+. Disponível em: https://www.ufabc.edu.br/images/consuni/resolucoes/resoluo_consuni_223_-_estabelece_a_poltica_de_diversidade_sexual_e_de_gnero_da_universidade_federal_do_abc.pdf Acesso em: 5 jun. 2023.

UFAL. Ufal encabeça ações de promoção à acessibilidade em seus campi. UFAL, 21 set. 2020. Disponível em: https://ufal.br/ufal/noticias/2020/9/ufal-encabeca-diversas-acoes-de-promocao-a-acessibilidade-em-seus-campi. Acesso em: 16 set. 2023.

UFF. Manual de elaboração de projetos para processos regulatórios e avaliação in loco. UFF, mar. 2018. Disponível em: https://www.uff.br/sites/default/files/paginas-internas-orgaos/manual_processos_regulatorios_e_avaliacao_in_loco_revisado_ver._mar-2018_0.pdf Acesso em: 5 jun. 2023.

UFG Tópicos em questões culturais e identitárias no ensino de línguas naturais. [componente curricular], 2021. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/26/o/Rose.C.PROGRAMA.To%CC%81picos_em_questo%CC%83es_culturais_e_identita%CC%81rias_no_ensino_de_li%CC%81nguas_naturais.pdf Acesso em: 20 ago. 2023.

UFLA. Resolução CUNI nº 032, de 16 de junho de 2021. Dispõe sobre a linguagem a ser adotada para o texto do Regimento Geral da Universidade Federal de Lavras, no que tange à paridade de gênero. Disponível em: https://sistemaslegados.ufla.br/documentos/arquivos/1_032_16062021.pdf Acesso em: 20 abr. 2023.

UFMG. Pesquisa da UFMG investiga maneiras de tornar linguagem menos sexista. UFMG, 1 abr. 2019. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisa-da-ufmg-investiga-maneiras-de-tornar-linguagem-menos-sexista Acesso em: 24 jun. 2023.

UFMG. Uso das linguagens inclusiva e neutra mostra movimento das formas de comunicação. Universidade Federal de Minas Gerais, 17 ago. 2021. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisador-da-ufmg-revela-curiosidades-e-mudancas-na-comunicacao-brasileira. Acesso em: 16 set. 2023.

UFOP. Mestrando do PPGCOM vence prêmio nacional de jornalismo. PPGCOM, 13 abr. 2023. Disponível em: https://ppgcom.ufop.br/news/mestrando-da-ufop-vence-pr%C3%AAmio-nacional-da-jeduca-com-reportagem-sobre-viol%C3%AAncias-de Acesso em: 10 jul. 2023.

UFPB. Instrução normativa conjunta ASCOM e SCS/GR/UFPB nº 02/2023, de 16 de março de 2023. Estabelece normas para a execução das ações de comunicação no âmbito da UFPB. Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/documentos/instrucoes-normativas/instrucao_2_2023_reitoria_-_sga1149289134057675227.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.

UFPE. Desteoriza traz o tema da linguagem não binária em novo episódio. 14 jun. 2023. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/desteoriza-traz-o-tema-da-linguagem-nao-binaria-em-novo-episodio/40615 Acesso em: 2 set. 2023.

UFRA. Ufra lança primeiro boletim de notícias, em Libras. UFRA, 5 abr. 2021. Disponível em: https://novo.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2868:ufra-lanca-primeiro-boletim-de-noticias-em-libras&catid=17&Itemid=121 Acesso em: 25 jun. 2023.

UFRGS. Entenda os contornos do debate em torno da denominada linguagem neutra. Folhetim, 2 jun. 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/radio/entenda-os-contornos-do-debate-em-torno-da-denominada-linguagem-neutra/. Acesso em: 16 set. 2023.

UFRGS. Moção. 6 maio 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/consun/wp-content/uploads/2022/05/Mocao-Repudio-a-aprovacao-do-PL7721.pdf Acesso em: 5 jun. 2023.

UFRJ. Síntese das recomendações da Ouvidoria-Geral da UFRJ desde 2009. Ouvidoria UFRJ, 8 dez. 2021. Disponível em: http://www.ouvidoria.ufrj.br/images/stories/Ouvidoria/Recomendacoes/Sintese_das_Recomendacoes_da_Ouvidoria-Geral_da_UFRJ_2.pdf Acesso em: 5 jun. 2023.

UFSC. Antropologia e Feminismo [componente curricular], 2023. Disponível em: https://antropologia.paginas.ufsc.br/files/2023/07/PlanoAntropoFemin20232.pdf Acesso em: 20 ago. 2023.

UFSC. Cotidiano. n. d. Disponível em: https://cotidiano.sites.ufsc.br/sobre/. Acesso em: 15 set. 2023.

UFSC. Plano de desenvolvimento de pessoas. UFSC, 2023. Disponível em: https://capacitacao.ufsc.br/files/2023/05/PDP-2023.pdf Acesso em: 8 jul. 2023.

UFSM. A manualização do saber Linguístico: o processo de produção de Guias de Linguagem Inclusiva. UFSM, 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/pet/letras/manual-de-linguagem-inclusiva Acesso em: 20 ago. 2023.

UFSM. Resolução n. 064, de 03 de novembro de 2021. Disciplina a Política de Igualdade de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. 2021. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=13828565 Acesso em: 20 ago. 2023.

UFSM. UFSM passa a adotar linguagem inclusiva na nomenclatura de seus Portais. 17 mar. 2023. Disponível em: https://www.ufsm.br/2023/03/17/ufsm-passa-a-adotar-linguagem-inclusiva-na-nomenclatura-de-seus-portais. Acesso em: 15 set. 2023.

UFU. Resolução nº 4, de 07 de novembro de 2019. Dispõe sobre a utilização da linguagem inclusiva de gênero nos documentos oficiais produzidos no âmbito administrativo da Faculdade de Matemática. Disponível em: http://www.famat.ufu.br/legislacoes/resolucao-no-042019-do-confamat Acesso em: 5 jun. 2023.

UNDF. Plano de Desenvolvimento Institucional: contemplando políticas voltadas para as modalidades presencial e a distância. 2023. Disponível em: https://www.universidade.df.gov.br/wp-conteudo//uploads/2023/07/UnDF-PDI-PLANO-DE-DESENVOLVIMENTO-INSTITUCIONAL.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.

UNIFESP. Parceria entre UFRN e Unifesp incentiva linguagem inclusiva. Unifesp, 12 abr. 2021. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/noticias-anteriores-dci/item/5116-parceria-entre-ufrn-e-unifesp-incentiva-linguagem-inclusiva Acesso em: 12 jun. 2023.

UNIFESP. Portaria Reitoria nº 3492, de 20 de novembro de 2020. Sobre os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, da autonomia e de liberdade. Disponível em: https://nucleotrans.unifesp.br/noticias/portaria-da-reitoria-n-3492-2020-sobre-os-principios-da-dignidade-da-pessoa-humana-da-igualdade-da-autonomia-e-de-liberdade Acesso em: 12 jun. 2023.

UNIFESSPA. Unifesspa expande ações de comunicação inclusiva. Unifesspa, 2018. Disponível em: https://www.unifesspa.edu.br/noticias/3059-ascom-e-naia-estreitam-parcerias-para-expansao-de-acoes-de-comunicacao-inclusiva-na-unifesspa Acesso em: 25 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo