“UM ESPAÇO A SER OCUPADO”: EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS PcDs NA UNIRIO

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Ensino Superior, Experiências de estudantes PcD

Resumo

Segundo o Censo da Educação Superior de 2021, a população universitária brasileira era composta por cerca de 40 mil estudantes com deficiência matriculados em cursos presenciais de graduação (Inep, 2022). Compreende-se que a inclusão enquanto perspectiva educacional, configura paradigma que se fundamenta na concepção de direitos humanos, tendo como princípio a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior (BRASIL, 2007). O presente artigo tem por objetivo analisar as ações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) na efetivação das políticas de inclusão vigentes, através da escuta das experiências vivenciadas por estudantes com deficiência em cursos presenciais de graduação. A pesquisa foi desenvolvida através de abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando como método a entrevista semiestruturada com os discentes alvo do estudo. Através da priorização das vivências dos alunos em contexto universitário, foi possível conhecer as práticas vigentes, e observar que as políticas de inclusão ainda necessitam de ampliação das mesmas, para a criação de um ambiente inclusivo e acessível ao público-alvo da educação especial.

Biografia do Autor

Ana Carolina Dias de França, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2022). É formada pelo Curso de Formações de Professores de nível médio pelo Colégio Estadual Júlia Kubitschek. Atualmente atua com Coordenação Escolar na Educação Básica.

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Publicado

2024-09-17

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Seção

Artigo