“UM ESPAÇO A SER OCUPADO”: EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS PcDs NA UNIRIO
Palavras-chave:
Educação Especial, Ensino Superior, Experiências de estudantes PcDResumo
Segundo o Censo da Educação Superior de 2021, a população universitária brasileira era composta por cerca de 40 mil estudantes com deficiência matriculados em cursos presenciais de graduação (Inep, 2022). Compreende-se que a inclusão enquanto perspectiva educacional, configura paradigma que se fundamenta na concepção de direitos humanos, tendo como princípio a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior (BRASIL, 2007). O presente artigo tem por objetivo analisar as ações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) na efetivação das políticas de inclusão vigentes, através da escuta das experiências vivenciadas por estudantes com deficiência em cursos presenciais de graduação. A pesquisa foi desenvolvida através de abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando como método a entrevista semiestruturada com os discentes alvo do estudo. Através da priorização das vivências dos alunos em contexto universitário, foi possível conhecer as práticas vigentes, e observar que as políticas de inclusão ainda necessitam de ampliação das mesmas, para a criação de um ambiente inclusivo e acessível ao público-alvo da educação especial.Referências
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