A SOCIOLOGIA DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES AFIRMATIVAS E IDENTIDADES NA UNIVALE

Autores

  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce https://orcid.org/0000-0002-1901-0167
  • Tiago de Castro Silva Universidade Vale do Rio Doce
  • Adriana Mara Pimentel Maia Portugal Universidade Vale do Rio Doce
  • Adriana de Oliveira Leite Coelho Universidade Vale do Rio Doce
  • Sara Edwirgens Barros Silva Universidade Vale do Rio Doce

Palavras-chave:

Ações afirmativas, ensino superior, sociologia dos corpos, acesso e permanência, inclusão.

Resumo

Este artigo investiga as perspectivas e vivências dos estudantes da Universidade Vale do Rio Doce que se identificam como pertencentes a grupos historicamente excluídos, com foco em acadêmicos que se identificam como pessoas com deficiência, membros da comunidade LGBTQIAPN+ ou pertencentes à população negra. Utilizando entrevistas semiestruturadas, o estudo busca entender como as ações afirmativas implementadas pela instituição afetam suas trajetórias acadêmicas e experiências na universidade. Com base na Sociologia dos Corpos (LE BRETON, 2006), examina-se como a Universidade reconhece e responde às dimensões corporais desses estudantes, incluindo aspectos físicos, identidades de gênero, orientação sexual, deficiências e heranças culturais. Através dessa abordagem sociológica, o artigo contribui para a compreensão da relação entre políticas institucionais, diversidade e a sociologia dos corpos.

Biografia do Autor

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022). Professor e pesquisador da Univale, atuando em Cursos de Graduação e no Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território. Coordenador do projeto de pesquisa “Políticas de Ações Afirmativas em Instituições de Ensino Superior em Governador Valadares: uma discussão sobre acesso e equidade".

Tiago de Castro Silva, Universidade Vale do Rio Doce

Graduando em Psicologia pela Univale. Bolsista de iniciação científica da Univale (BIC UNIVALE), vinculado ao projeto de pesquisa “Políticas de Ações Afirmativas em Instituições de Ensino Superior em Governador Valadares: uma discussão sobre acesso e equidade”

Adriana Mara Pimentel Maia Portugal, Universidade Vale do Rio Doce

Mestre em Gestão Integrada do Território (2020). Psicóloga Clínica e Organizacional. Professora e pesquisadora na Univale

Adriana de Oliveira Leite Coelho, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora e pesquisadora na Univale, atualmente Pró-reitora Acadêmica da Universidade Vale do Rio Doce.

Sara Edwirgens Barros Silva, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2022). Professora e pesquisadora na Univale.

Referências

ANDRADE, F. M. R. de .; GOMES, J. de S. .; ALMEIDA, M. N. de .; MILAGRES, Y. M. S. . Ações afirmativas no Ensino Superior: o caso do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 122–141, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64905. Acesso em: 28 set. 2023.

Inep. (2017). INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA Presencial e a Distância. Brasília, DF: Inep.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE (UNIVALE). Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade – Univale (2019-2023). Governador Valadares, MG, 2019.

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE (UNIVALE) Resolução CONSUNI n°. 048/2018. Regulamentação do Espaço A3 – Apoio ao Aluno, Governador Valadares, MG, 2018.

VITALINO, Adriana Lucia. Procedimentos metodológicos em dissertações de mestrados profissionais na área de ciências sociais aplicadas: estudos de casos múltiplos no campo de públicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11876.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo