A SOCIOLOGIA DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES AFIRMATIVAS E IDENTIDADES NA UNIVALE
Palavras-chave:
Ações afirmativas, ensino superior, sociologia dos corpos, acesso e permanência, inclusão.Resumo
Este artigo investiga as perspectivas e vivências dos estudantes da Universidade Vale do Rio Doce que se identificam como pertencentes a grupos historicamente excluídos, com foco em acadêmicos que se identificam como pessoas com deficiência, membros da comunidade LGBTQIAPN+ ou pertencentes à população negra. Utilizando entrevistas semiestruturadas, o estudo busca entender como as ações afirmativas implementadas pela instituição afetam suas trajetórias acadêmicas e experiências na universidade. Com base na Sociologia dos Corpos (LE BRETON, 2006), examina-se como a Universidade reconhece e responde às dimensões corporais desses estudantes, incluindo aspectos físicos, identidades de gênero, orientação sexual, deficiências e heranças culturais. Através dessa abordagem sociológica, o artigo contribui para a compreensão da relação entre políticas institucionais, diversidade e a sociologia dos corpos.
Referências
ANDRADE, F. M. R. de .; GOMES, J. de S. .; ALMEIDA, M. N. de .; MILAGRES, Y. M. S. . Ações afirmativas no Ensino Superior: o caso do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 122–141, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64905. Acesso em: 28 set. 2023.
Inep. (2017). INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA Presencial e a Distância. Brasília, DF: Inep.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE (UNIVALE). Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade – Univale (2019-2023). Governador Valadares, MG, 2019.
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE (UNIVALE) Resolução CONSUNI n°. 048/2018. Regulamentação do Espaço A3 – Apoio ao Aluno, Governador Valadares, MG, 2018.
VITALINO, Adriana Lucia. Procedimentos metodológicos em dissertações de mestrados profissionais na área de ciências sociais aplicadas: estudos de casos múltiplos no campo de públicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11876.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práticas em Gestão Pública Universitária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.