ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA FORTALECIMENTO DA EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ensino Superior, Inclusão, Pessoa com deficiência

Resumo

Introdução: Apresenta um estudo acerca da pessoa com deficiência, no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé), realizado pela Comissão Permanente Acessível e Inclusiva (CPAI), deste Centro, que tem como objetivo identificar, registrar, compreender, e encaminhar as demandas às instâncias superiores. Deste modo, o estudo é desenvolvido à luz da Lei nº 13.146/2015, que prevê o acesso e inclusão à pessoa com deficiência, considerando os diversos aspectos neste processo. Métodos: Realizou-se um estudo qualitativo, documental, norteado a partir de duas questões, a saber:  Quais são as principais barreiras existentes no campo da pessoa com deficiência no CM UFRJ-Macaé? e Qual a contribuição à comunidade acadêmica, do “Vocabulário e Atitudes Inclusivas: guia rápido dos principais termos e expressões adequadas no campo da deficiência”? Considerou-se a escolha dos documentos, o acesso e a análise. A CPAI dispôs de um acervo composto por atas, memórias e produções científicas, a fim de possibilitar o desenvolvimento do referido estudo. Resultados: Foram detectadas barreiras arquitetônicas, barreiras nos transportes e barreiras na comunicação e na informação. Os resultados mostram-se satisfatórios e relevantes no processo de aproximação da comunidade acadêmica ao processo de acessibilidade e inclusão no CM UFRJ-Macaé, a partir da divulgação do vocabulário, que se encontra-se disponível no site institucional do CM UFRJ-Macaé. Conclusão: Embora as barreiras sejam constatadas no CM UFRJ-Macaé, acredita-se que a CPAI tem realizado os encaminhamentos necessários e fundamentais, visando a garantia dos direitos humanos e sobretudo, a permanência e inclusão desse grupo ao ensino superior.

Biografia do Autor

Uliana Pontes, Instituto de Ciências Médica / CM UFRJ-Macaé - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé. Doutora em Ensino, Gestão e Difusão de Biociências. Coordenadora do projeto @construindopontesufrj

 

Rosangela Ribeiro Magnani Diogo, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Biblioteconomia. Bibliotecária Documentalista

Inês Leoneza de Souza, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Curso de Enfermagem. Instituto de Enfermagem.

Jane de Carlos Santana Capelli, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências. Professora Associada do Curso de Nutrição, Instituto de Alimentação e Nutrição

Fernando Silva de Almeida, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em História e Estudos Culturais. Bibliotecário Documentalista

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2024-09-11

Edição

Seção

Artigo