A INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE CEGA NO ENSINO SUPERIOR NAS AULAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Deficiência Visual, Desenho Universal para Aprendizagem.Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar uma experiência de inclusão no ensino superior que abordou aspectos da perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), vivenciada por uma professora de matemática em uma universidade pública, em um curso de Ciências da Computação, em uma turma com uma estudante cega. Para tanto, realizou-se reflexões sobre o conceito de Desenho Universal da arquitetura e de produtos, bem como inspiração no DUA para o desenvolvimento de uma atividade denominada de Acessibilidade e Desenho Universal que envolvesse os estudantes desse campo de atuação, com vista a promover a inclusão e aprendizagem de todos, baseando-se nos três princípios orientadores: princípio de engajamento; princípio da apresentação do conteúdo/representação; e princípio da ação e expressão. Para isso, utilizou-se dos registros nos diários de bordo, a elaboração de aulas expositivas dialogadas, uso de material concreto e descrição de imagem. Na análise, destacou-se que o emprego de recursos pedagógicos inclusivos, a partir de formas diferenciadas de ensinar o currículo, proporcionou melhor compreensão, participação, motivação e aprendizagem de todos os estudantes. Essa experiência suscitou que a utilização de estratégias pedagógicas inclusivas baseada no DUA, pela professora de matemática, tem grande potencial de contribuir na aprendizagem e promover a inclusão, beneficiando tanto o estudante cego como os outros estudantes. Igualmente sugeriu que o planejamento e o desenvolvimento de aulas baseada no DUA contribuiu para que a professora refletisse sua ação docente, transformando numa professora pesquisadora potencialmente inclusiva, buscando por estratégias que promova um ensino de Matemática para todos.Referências
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