ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: DISCIPLINA ELETIVA CONVERTIDA EM OBRIGATÓRIA NO CURSO DE MUSEOLOGIA DA UFOP

Autores

  • Gilson Antonio Nunes Departamento de Museologia (DEMUL) da Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) https://orcid.org/0000-0002-8700-4607
  • Adilson Pereira dos Santos Pró-Reitoria de Graduação Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0002-7027-1055
  • Marcilene Magalhães da Silva Núcleo de Apoio Pedagógico Pró-Reitoria de Graduação Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Acessibilidade, Museus, Museologia, Disciplina, Obrigatória

Resumo

Os direitos das pessoas com deficiências são fruto da luta dos movimentos sociais internacionalmente e no Brasil que conseguiram o reconhecimento do Estado por meio de programas e legislação como a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência alterando inclusive a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro, o Estatuto dos Museus. A partir deste momento os museus tem o dever de implementar o Programa de Acessibilidade a Todas as Pessoas como parte integrante do Plano Museológico. Para formar profissionais capacitados para esta iniciativa e comprometidos com a inclusão das pessoas com deficiência o curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto oferece desde 2011 a disciplina MUL406 Acessibilidade em Museus. As diversas versões do programa da disciplina também são analisados com os detalhes da ementa. Em 2023 a disciplina passou a ser obrigatória contribuindo para a formação dos Museólogos com a disciplina MUL206 Acessibilidade em Museus.

Biografia do Autor

Gilson Antonio Nunes, Departamento de Museologia (DEMUL) da Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2002), especialização em Ensino de Astronomia - UFOP (2003), mestrado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT/CETEC-UEMG-UFOP (2006) e doutorado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT/UEMG-UFOP (2020). É professor Adjunto do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da UFOP. Atua nas seguintes áreas: Museologia: gestão de museus, acervos científicos, acessibilidade em museus, políticas públicas e sistemas de museus; Astronomia: ensino e divulgação; Engenharia de Materiais: caracterização de meteoritos e arqueometalurgia e Engenharia Civil: representação gráfica.

Adilson Pereira dos Santos, Pró-Reitoria de Graduação Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação (UFMG). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), especialista em Avaliação a Distância (UnB), especialista em Psicopedagogia (UEMG) e graduado em Pedagogia (UFMG). Atualmente é pedagogo da Universidade Federal de Ouro Preto, onde exerce o cargo de pró-reitor de graduação, e é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI da UFOP. Coordenador da Área de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), ex-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial Ouro Preto. É pesquisador dos seguintes temas: processos educacionais de inclusão/exclusão, políticas para o ensino superior, avaliação institucional, ações afirmativas e educação para as relações étnico-raciais.

Marcilene Magalhães da Silva, Núcleo de Apoio Pedagógico Pró-Reitoria de Graduação Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016). Especialista em Filosofia pela UFOP (2003). Graduada em Pedagogia pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (2000). Atualmente é técnica em assuntos educacionais da UFOP. Coordenadora do projeto de extensão Acessibilidade em Debate (https://radio.ufop.br/noticias/acessibilidade-em-debate-aborda-desafios-cotidianos). Membro do grupo de pesquisa, estudo e extensão Caleidoscópio, vinculado ao CNPq. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico da UFOP. Foi membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFOP de 2007 a 2016. Membro do Observatório Internacional de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica - Formação de educadores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de Ensino Superior (Brasil, Cabo Verde, Chile, Portugal, Espalha). Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva e acessibilidade, formação de professores, orientação pedagógica, coordenação de programas escolares, inclusão de alunos com deficiência, TDAH, Dislexia e de outros estudantes com necessidades específicas na educação básica e no ensino superior.

Referências

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo