BARREIRAS DE ACESSIBILIDADE ENFRENTADAS POR ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Deficiência, Ensino Superior, Necessidade Educacional Específica

Resumo

A matrícula de estudantes em situação de deficiência, na educação superior, parece ter dado um salto nesta década. Mais recentemente, o aumento retratado no Censo da Educação Superior no Brasil (2022) incide especialmente a partir das alterações das políticas afirmativas que admitiram, dentre os destinatários dessa política, coletivos em situação de deficiência. Assim, pesquisas dedicadas a compreender quais obstáculos impedem e/ou dificultam a formação desse coletivo, na universidade, têm mobilizado um olhar atento à bibliografia produzida nessa temática. O texto objetivou compreender o que dizem as produções científicas acerca das barreiras de acessibilidade enfrentadas por estudantes em situação de deficiência, no ensino superior. Os dados foram produzidos com base em uma revisão sistemática de literatura da produção científica publicada na SciELO-Brasil, nos últimos cinco anos, entre 2017 e 2022. Do total da amostra levantada, 13 artigos foram selecionados para compor o escopo deste estudo. Os resultados evidenciaram uma prevalência de barreiras de acessibilidade nos âmbitos: Urbanísticas, Atitudinais e Pedagógicas. Foi possível concluir que a Educação Inclusiva é um desafio para as instituições de ensino superior. A elaboração desta revisão sistemática abre precedentes para reflexões acerca dos facilitadores capazes de favorecer práticas, políticas e culturas inclusivas mais eficazes, as quais possibilitem a permanência desse público no ensino superior e, consequentemente, a eliminação das barreiras de acessibilidade. Nessa perspectiva, ressalta-se a importância de os gestores das instituições de ensino superior estarem atentos ao processo formativo voltado à diversidade e necessidades educacionais específicas do alunado presente em sala de aula, na Universidade.

Biografia do Autor

MARTINS, S.E.S.O, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano - DEPEDH. Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Marília/SP. Brasil, Lattes:  https://lattes.cnpq.br/8471116829733774 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4247-1447 E-mail: sandra.eli@unesp.br  

OLIVEIRA, A.L , Universidade Estadual Paulista

Curso de Graduação em Terapia Ocupacional Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC UNESP. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-7743-690X  Email: ana-luisa.oliveira@unesp.br

OLIVEIRA, D.C, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Marília/SP. Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9490959958452091. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8568-1663  E-mail: deborachiararia@gmail.com

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigo