ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: UM PANORAMA DE 2016 A 2024
Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, UFRJ, Acessibilidade, Ensino Superior, Programas e FinanciamentoResumo
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sempre recebeu pessoas com deficiência. Em 2016 houve um divisor de águas com a atualização da lei de cotas para entrada de estudantes na graduação, reforçando que a lei também disciplinava sobre as pessoas com deficiência. Nesse contexto, a universidade retoma os esforços pela consolidação de uma instância voltada à promoção da acessibilidade e da inclusão. O presente artigo apresenta dados de 2016 a 2024, abarcando um período de 08 (oito) anos. O período estudado foi de recorrente subfinanciamento, o que causa reflexos nas iniciativas voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, pois a verba do Programa Incluir não se mostra suficiente para, sozinha, promover plena acessibilidade e inclusão na universidade. Apresentamos um levantamento de dados não só orçamentários como também referentes a alunos com e sem deficiência, buscando demonstrar se o fluxo estudantil dos primeiros está pareado com o dos segundos. Detectamos que houve demora na institucionalização efetiva de um órgão imbuído da atribuição de promover a igualdade para pessoas com deficiência, causando atraso no debate dentro da comunidade universitária sobre o tema. Apresentamos como resultados que a instância administrativa precisa ser fortalecida em equipe e também em financiamento para dar conta da justa e necessária inclusão das pessoas com deficiência. Observamos que novos estudos que se aprofundem nas causas de evasão e retenção, bem como que mapeiem a situação da acessibilidade em cada unidade da UFRJ podem contribuir para o tema.
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