UMA ABORDAGEM SOBRE O JORNALISMO ACESSÍVEL NA UFRJ COMO PRÁTICA DE NOVOS OLHARES PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Jornalismo Acessível, Pessoa com deficiência, Acessibilidade, InclusãoResumo
O artigo aborda a oferta da disciplina optativa de Jornalismo Acessível na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. O objetivo da mesma é formar futuros jornalistas preparados para os diferentes campos do conhecimento, em especial, com abordagens que envolvam as pessoas com deficiência. A disciplina visa ainda cumprir o que está previsto na Lei Brasileira de Inclusão de ofertar conteúdos no ensino superior com a temática sobre a pessoa com deficiência. O artigo traz uma abordagem histórica sobre os conceitos que nortearam os direitos das pessoas com deficiência, além dos conteúdos ofertados na disciplina, escolhidos de modo que trouxessem mais conhecimento sobre a temática e que permitissem desfazer alguns preconceitos enraizados na sociedade. Como resultados diretos e indiretos da disciplina, o artigo elenca reportagens que abordam a temática da pessoa com deficiência feitas por estudantes e que foram compartilhadas em redes sociais e também em projetos de extensão da própria UFRJ, além da construção de pesquisas posteriores e outros projetos que envolvem o tema. Tais iniciativas são percebidas como uma demonstração de visibilidade dada às pessoas com deficiência na UFRJ e que apresentam um novo olhar sobre esses sujeitos, em que suas diferenças são respeitadas.
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