MULTIPLICIDADE DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS (TAE) COMO POTENCIALIZADOR DA FORÇA DE TRABALHO NAS UNIVERSIDADES:

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPOSTA DE TRABALHO DE UM TAE COM FORMAÇÃO EM HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Desvio de função, Plano de trabalho, NDIHR, UFPB

Resumo

Tendo em vista que boa parte dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil enfrentam um problema crônico de desvios funcionais, somado ao fato de que a formação superior destes profissionais é bastante múltipla, o objetivo do presente trabalho foi demonstrar, a partir de um estudo de caso envolvendo o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) da Universidade Federal da Paraíba e um Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) com o perfil e formação em História, como esta multiplicidade de formações destes profissionais pode se apresentar como vantagem na gestão de pessoas das IES. Verificamos que os ganhos em eficiência e adequação do dimensionamento em recursos humanos da IES podem ser potencializados ao se inserir nas variáveis para as tomadas de decisão, não apenas as atribuições gerais do cargo, mas a área de formação, o campo de atuação acadêmica do servidor e as possíveis compatibilidades com o setor de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Wilson Lemos Menezes, Universidade Federal da Paraíba/Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB), na linha "Relações Sociedade Natureza", sub-área "História Ambiental". Licenciado em História (UFPB, Campus I) e em Ciências Agrárias (UFPB, Campus III). Atua no "Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional" (NDIHR/UFPB) e colabora interdisciplinarmente em grupos e projetos de pesquisa e extensão. Tem interesse em História Ambiental, Geografia Histórica e Florestas Urbanas, especialmente relacionadas ao antroma Mata Atlântica. Assim como em temáticas relacionadas a História Rural e a Agroecologia.

Ana Andréa Vieira de Castro, Universidade Federal da Paraíba/Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR)

Graduada em História e em Arquivologia, Especialista em Organização de Arquivos e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É servidora da UFPB, atuando como Coordenadora do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR). É membro do Conselho Consultivo do Sistema de Arquivos da UFPB (SiArq/UFPB) e do Grupo de Estudos Arquivísticos (GEArq). É pesquisadora do projeto Preservação da memória e difusão educativa e cultural do acervo da Fundação Casa de José Américo, no subprojeto: 1930 a caminho do centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais (BR 1930). Foi Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD/UFPB), membro da Subcomissão do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) da Administração Pública Federal do Ministério da Educação e da Comissão Provisória do Arquivo Público (CPAP) do Estado da Paraíba. Foi professora de educação básica e de nível superior, docente da Universidade Aberta Vida (UNAVIDA), no Curso de Licenciatura em História e professora visitante do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Participou de 2006 a 2009 das Reuniões Técnicas com representantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Arquivo Nacional para elaboração dos instrumentais técnicos de Gestão de Documentos para as IFES. Tem experiência nas áreas de História e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, arquivo, gestão de documentos, arquivos pessoais, documentação e memória.

Referências

BRASIL. Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Diário Oficial, Brasília, DF, 13 jan. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm. Acesso em: 20 nov. 2022.

CASADO, Ana Carla et al. Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.unirio.br/progepe/GuiadosTAEsversofinal.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

IFPR. Campus Palmas. Técnico em Assuntos Educacionais. [Palmas], 2022. Disponível em: https://palmas.ifpr.edu.br/about/menu-academico/objetivos/tecnico-em-assuntos-educacionais/. Acesso em: 17 nov. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2017

LOPES, José Carlos de Jesus. Desvio de função nos cargos da carreira técnico-administrativa em educação das instituições federais de ensino superior do Brasil. 2017. Dissertação (PROFIAP. Mestrado Profissional em Administração Pública) – UFES, Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/8696. Acesso em: 20 nov. 2022.

MEC. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Ofício Circular nº 015 de 28 de novembro de 2005. Descreve os cargos de técnico-administrativos em educação. Subsecretaria de Assuntos Administrativos: Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, Brasília, DF: [s. n.], ano 2005. Disponível em: https://progep.ufpb.br/progep/contents/documentos/informativos/oficio-mec-15-2005-atribuicoes_cargos_pcctae.pdf/view. Acesso em: 15 nov. 2022.

OLIVEIRA, A. S. de; ROSA, Alessandra V. do N.; ESTEVES, Flavia V. de F. L. Uma possibilidade de atuação dos técnicos em assuntos educacionais na Unirio: a realização do Nape. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 2, n. 2, p. 194-202, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/18634. Acesso em: 20 nov. 2022.

SANSEVERINO, Adriana M.; GOMES, Carlos F. S. Plano de ação como estratégia para o cargo Técnico em Assuntos Educacionais. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 1, n. 1, p. 35-56, 2017a. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/14722142.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.

SANSEVERINO, Adriana M.; GOMES, Carlos F. S. Propostas dos técnicos em assuntos educacionais. Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, vol. III, n. 2, 2017b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316456034_Propostas_dos_tecnicos_em_assuntos_educacionais. Acesso em: 20 nov. 2022.

SILVA, Juliana de C. M.; MELO FILHO, Ivanildo J. de. Os Técnicos em Assuntos Educacionais: compreendendo o seu lugar de pertencimento na articulação dos processos educativos na educação profissional e tecnológica. Olinda, PE: O autor, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br. Acesso em: 20 nov. 2022.

UFPB. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 (Revisão 2021). João Pessoa: UFPB, 2021. disponível em: http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/acoes/pdi/revisao/pdi-ufpb-2019-2023-documento-de-revisao.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022.

UFPB. Resolução no 20/1997. Aprova o Regulamento do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR. João Pessoa: Consuni, UFPB, 1997. Disponível em: http://www.NDIHR.ufpb.br/normas/resolucao_2097_CONSUNI.html. Acesso em: 15 nov. 2022.

UFPB. Resolução no 24/2018. Fixa normas para a criação e funcionamento de Núcleos De Pesquisa e Extensão. João Pessoa: Consuni, UFPB, 2018. Disponível em: https://sigrh.ufpb.br/sigrh/img/geral/download.png. Acesso em: 15 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

Artigo