MÚSICA E PODER IMPERIAL: NERO, ADRIANO E JULIANO

Autores

  • Fábio Vergara Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n8

Palavras-chave:

música, Império romano, Nero, Adriano, Juliano

Resumo

O estudo da música no período imperial indica que alguns imperadores tiveram uma relação diferenciada com a cultura musical, e em especial com o que seria a música erudita da época, a música de tradição grega. Abordaremos mais especificamente três imperadores, Nero, Adriano e Juliano, apesar de o fenômeno não se limitar a estes. Além de eles próprios terem recebido educação musical e terem condições de realizar performance musical, o que não era comum na tradição romana, são governantes identificados com o legado cultural grego. Assim, a relação destes com a música está amarrada ao filo-helenismo que embasa o projeto de poder imperial.
O apreço destes pela música foi muitas vezes tratado, na historiografia antiga, com argumentos variados, como aspecto negativo. Entendemos que a relação deles com a música está na base do tipo de legitimidade que buscam como governantes e da ideia de Império que os inspira. Ao mesmo tempo, por meio de suas ações, desempenham papel muito relevante na disseminação da música grega erudita em seu tempo, assim contribuindo para a preservação da memória desta para a posteridade. Mas o que fica, aos olhos dos modernos, é a imagem estereotipada e preconceituosa de um Nero sanguinário tocando sua lira enquanto Roma arde em chamas, gerando uma imagem distorcida do papel da música no âmago do projeto
de poder desses imperadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Vergara Cerqueira

Professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Arqueologia Clássica. Bolsista Produtividade CNPq – PQ-1D – 2019-2022
(Arqueologia e iconografia da música na Magna Grécia). Pesquisador Fundação Humboldt. Pesquisador associado ao PPGHC-UFRJ – Pós-doutorado institucional. Pesquisa apoiada por CNPq, Capes e Fundação Humboldt.

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

CERQUEIRA, Fábio Vergara. MÚSICA E PODER IMPERIAL: NERO, ADRIANO E JULIANO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 141–166, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v25.2.n8. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32421. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos