MODOS DE INSERÇÃO DO CINEGÉTICO, DE GRATTIUS FALISCUS, NA TRADIÇÃO DA POESIA DIDÁTICA ANTIGA

Autores

  • Matheus Trevizam Professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v23n8

Palavras-chave:

poesia didática, gênero literário, Cinegético, Grattius Faliscus, caça.

Resumo

Neste artigo, desejamos descrever um poema latino sobre a caça, intitulado Cinegético, como típico representante textual da poesia didática antiga. Ao mesmo tempo, intentamos particularizá-lo no interno de sua categoria literária pela maneira de Grattius Faliscus construir a figura do “aluno” no poema e repartir os níveis temáticos da obra entre ostensivo/concreto e subjacente/abstrato.

Neste artigo, desejamos descrever um poema latino sobre a caça, intitulado

Cinegético, como típico representante textual da poesia didática antiga.

Ao mesmo tempo, intentamos particularizá-lo no interno de sua categoria

literária pela maneira de Grattius Faliscus construir a figura do “aluno”

no poema e repartir os níveis temáticos da obra entre ostensivo/concreto

e subjacente/abstrato.

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

TREVIZAM, Matheus. MODOS DE INSERÇÃO DO CINEGÉTICO, DE GRATTIUS FALISCUS, NA TRADIÇÃO DA POESIA DIDÁTICA ANTIGA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 140–157, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v23n8. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32981. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos