O TERCEIRO LIVRO DAS GEÓRGICAS E A ESTRUTURA DO POEMA
Palavras-chave:
Geórgicas, estrutura, Livro III, alternância tonal, delimitação de partes textuaisResumo
Neste artigo, examinamos o papel do Livro III das Geórgicas de Virgílio na estrutura do poema, por isso entendendo sua função como parte articulada a outras no funcionamento geral do texto. Dessa maneira, julgamos que esse Livro do poema didático de Virgílio contribui com o caráter “pessimista”, inclusive mostrado pela assustadora digressão da “Peste Nórica”, para a continuidade do quadro de alternância tonal do todo da obra. Além disso, como apresenta várias marcas formais e funcionamentos afins aos do Livro I, aquele de abertura das Geórgicas, configura-se estruturalmente também como uma espécie de recomeço no interno da obra, separando sua parte zoológica – Livros III e IV – da parte botânica dos Livros I e II.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).