ENTRE RELIGIO ET SUPERSTITIO: UMA DAS LEITURAS POSSÍVEIS DE O ASNO DE OURO, DE APULEIO DE MADAURA
Palavras-chave:
religião romana, literatura romana, ideologia escravista.Resumo
Neste artigo, pretendo analisar o percurso de Lúcio, um cidadão romano, da
procura por magia, o que lhe acarretou a metamorfose em asno, sinônimo de escravidão e sofrimento, à aceitação do culto de Ísis, depois da recuperação da forma humana no contexto da festa da Navegação de Ísis. Com a forma humana, Lúcio recupera a cidadania romana, passando a se dedicar ao culto da deusa. Meu texto analisa as passagens em que há a condenação à magia e aos cultos populares, e o enaltecimento do culto de Ísis. Para dar conta deste escopo, analiso algumas passagens deste romance grego, especialmente as constantes nos Livros l e XI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).