ENTRE RELIGIO ET SUPERSTITIO: UMA DAS LEITURAS POSSÍVEIS DE O ASNO DE OURO, DE APULEIO DE MADAURA

Autores

  • Sônia Regina Rebel de Araújo

Palavras-chave:

religião romana, literatura romana, ideologia escravista.

Resumo

Neste artigo, pretendo analisar o percurso de Lúcio, um cidadão romano, da
procura por magia, o que lhe acarretou a metamorfose em asno, sinônimo de escravidão e sofrimento, à aceitação do culto de Ísis, depois da recuperação da forma humana no contexto da festa da Navegação de Ísis. Com a forma humana, Lúcio recupera a cidadania romana, passando a se dedicar ao culto da deusa. Meu texto analisa as passagens em que há a condenação à magia e aos cultos populares, e o enaltecimento do culto de Ísis. Para dar conta deste escopo, analiso algumas passagens deste romance grego, especialmente as constantes nos Livros l e XI.

Biografia do Autor

Sônia Regina Rebel de Araújo

Professora adjunta de História Antiga do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da UFF. Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antigüidade (CEIA/UFF) .

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

DE ARAÚJO, Sônia Regina Rebel. ENTRE RELIGIO ET SUPERSTITIO: UMA DAS LEITURAS POSSÍVEIS DE O ASNO DE OURO, DE APULEIO DE MADAURA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 314–333, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33200. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos