O ASNO DE OURO: UMA METÁFORA DA ESCRAVIDÃO
Palavras-chave:
O Asno de Ouro, Metamorfoses, Escravos e animais, Metáfora, Romance latino, Clássicos.Resumo
Este trabalho discute a ideologia da escravidão em O Asno de Ouro, um romance de Apuleio, mostrando que esta questão constitui um tema central. Algumas descrições da vida dos escravos, comparando-os com os animais, mostram suas observações incisivas sobre a condição da escravidão no Império. Em outras palavras, as aventuras ridículas de Lúcio, um cidadão romano acidentalmente transformado em um asno, resumem o mundo e a vida dos escravos no mundo romano. Nesse romance latino indecente e picaresco, são encontradas múltiplas divagações e estórias, nas quais animais e escravos dividem um destino comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).