Histórias e narrativas: a propósito da obra de Apuleio de Madaura, análise de três relatos constantes em o Asno de Ouro
Palavras-chave:
Apuleio, O Asno de Ouro, Literatura e História, escravidão em Roma, romance gregoResumo
Este texto pretende discutir as relações entre História e Literatura, a partir da obra de Apuleio de Madaura O Asno de Ouro. As narrativas sobre a trajetória de Lúcio, na pele do asno, e a de Telifrão cumprem papéis relevantes para se entender o contexto da transformação de Lúcio em asno, mas o fulcro de minha argumentação é tentar compreender a ideologia escravista que a obra informa. Analiso, então, as metáforas escravistas que estruturam tal narrativa, que implicam aproximações e comparações entre escravos e animais, particularmente no que tange ao leilão de escravos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).