O ASNO DE OURO: UMA METÁFORA DA ESCRAVIDÃO

Auteurs

  • Sônia Regina Rebel de Araújo

Mots-clés :

O Asno de Ouro, Metamorfoses, Escravos e animais, Metáfora, Romance latino, Clássicos.

Résumé

Este trabalho discute a ideologia da escravidão em O Asno de Ouro, um romance de Apuleio, mostrando que esta questão constitui um tema central. Algumas descrições da vida dos escravos, comparando-os com os animais, mostram suas observações incisivas sobre a condição da escravidão no Império. Em outras palavras, as aventuras ridículas de Lúcio, um cidadão romano acidentalmente transformado em um asno, resumem o mundo e a vida dos escravos no mundo romano. Nesse romance latino indecente e picaresco, são encontradas múltiplas divagações e estórias, nas quais animais e escravos dividem um destino comum.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sônia Regina Rebel de Araújo

Professora adjunta de História Antiga do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da UFF. Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA)/UFF.

Téléchargements

Publiée

2020-07-24

Comment citer

DE ARAÚJO, Sônia Regina Rebel. O ASNO DE OURO: UMA METÁFORA DA ESCRAVIDÃO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 257–278, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33265. Acesso em: 8 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos