JOGOS AMOROSOS, UMA REPRESENTAÇÃO MUSIVA DA ÁFRICA ROMANA
Palavras-chave:
África Romana, mosaico, sexualidade, erotismo.Resumo
Na Antiguidade Romana, jogos amorosos eram representados em espaços públicos e privados. Para este artigo, nós selecionamos para análise uma dessas representações, vinculada num mosaico que decorava um dos cômodos privativos de uma rica residência (Domus Sollerciana) da cidade Thysdrus (atual El Djem, na Tunísia), na província romana da África Procunsular, e datado de fi ns do século II e início do III. Para tanto, torna-se necessário nos despirmos de nossos valores e moralidade contemporâneos, buscando compreender este discurso imagético musivo em seu contexto histórico específi co, pois dialogar com os antigos nos demanda o esforço de nos colocarmos em lugares próprios do passado em que eles se moviam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).