JOGOS AMOROSOS, UMA REPRESENTAÇÃO MUSIVA DA ÁFRICA ROMANA

Autores

  • Regina Maria da Cunha Bustamante Professora associada do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ. Participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de História Antiga/UFRJ, Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer/UFRJUFMG e Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/USP-UFOP-Ufes-UFGUnesp/ Franca-UniRio.

Palavras-chave:

África Romana, mosaico, sexualidade, erotismo.

Resumo

Na Antiguidade Romana, jogos amorosos eram representados em espaços públicos e privados. Para este artigo, nós selecionamos para análise uma dessas representações, vinculada num mosaico que decorava um dos cômodos privativos de uma rica residência (Domus Sollerciana) da cidade Thysdrus (atual El Djem, na Tunísia), na província romana da África Procunsular, e datado de fi ns do século II e início do III. Para tanto, torna-se necessário nos despirmos de nossos valores e moralidade contemporâneos, buscando compreender este discurso imagético musivo em seu contexto histórico específi co, pois dialogar com os antigos nos demanda o esforço de nos colocarmos em lugares próprios do passado em que eles se moviam.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. JOGOS AMOROSOS, UMA REPRESENTAÇÃO MUSIVA DA ÁFRICA ROMANA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 75–88, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36564. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos