O GÊNERO EPISTOLAR E A VIDA COTIDIANA NO EGITO ANTIGO: CONTRIBUIÇÕES DE CIRO FLAMARION CARDOSO E YAROSLAV CERNY
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v21.1.n2Palavras-chave:
Egiptologia, Deir El Medina, Jaroslav Cerny, epistolografia, Ciro Flamarion Cardoso.Resumo
Um dos mais importantes trabalhos de Ciro Flamarion Cardoso, professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi sua tese intitulada Hekanakht: pujança passageira do privado no Egito antigo. O presente artigo, além de situar essa tese e analisar sua metodologia, ainda revela seu pioneirismo ao escolher tal corpus documental constituído por “escritas de si”. As fontes e a análise de Ciro são valorizadas, de forma indireta, à luz de textos da lavra de Yaroslav Cerny (1898-1970). O artigo relata também a descoberta feita por Cerny de um grafite de um escriba. A partir desse achado, o autor descobriu, traduziu e transliterou dezenas de outros documentos e construiu a genealogia e o contexto de vida de Dhutmose, escriba do período de Ramsés XI (± 1085-1070 a.C.). Tais feitos tornaram Yaroslav Cerny um dos maiores egiptólogos da modernidade, mentor supremo dos estudos de epistolografia do Egito Antigo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).