AGER ROMANVS ANTIQVVS: A CONSTRUÇÃO DE UMA “PAISAGEM RELIGIOSA” NA ROMA AUGUSTANA
DOI:
https://doi.org/10.26770/1413-5787_20-2_6Palavras-chave:
Religião romana, mitos e rituais, paisagens religiosas, restauratio augustana.Resumo
O principado augustano promoveu uma série de intervenções religiosas em Roma – na urbs e em seu suburbium –, criando um grande “palco” no qual um passado mítico foi encenado. Trata-se de um momento no qual mitos etiológicos foram inventados e/ou ressignificados, bem como novas formas e usos rituais promoviam conteúdos e significados importantes para seus autores e sua audiência. Templos e altares no suburbium, criados a fundamento ou “restaurados”, formaram uma “paisagem religiosa” organizada e politizada, à qual a historiografia moderna nomeou ager romanus antiquus, com base em etiologias que explicavam as origens da urbs e/ou da respublica. Destacarei dois desses santuários, designadamente Terminalia – vinculado ao mito de Numa Pompílio e Iuppiter Optimus Maximus e ao tema dos marcos territoriais – e Fortuna Muliebris – vinculado ao mito do Coriolano e ao tema do solo romano e dos papéis de gênero –, visando à análise das relações entre religião, política e comunidade.
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