VIOLÊNCIA SEXUAL NO RAPTO DE CASSANDRA: UM ESTUDO DE SUA ICONOGRAFIA NOS VASOS ÁTICOS (SÉCULOS VI-V A.C.)

Autores

  • José Geraldo Costa Grillo Professor adjunto do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorando, com bolsa da Fapesp, na Universidade Estadual de Campinas, onde, sob a supervisão do Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari, desenvolve pesquisa sobre Guerra e Violência na iconografia da Iliupérsis.

Palavras-chave:

Cassandra, rapto, violência, iconografia, vasos áticos.

Resumo

Nos estudos da iconografia do rapto de Cassandra, já foi aventada a possibilidade de a profetisa troiana ter sido violentada por Ájax Oileu, hipótese rejeitada pela maioria dos autores. No entanto, indícios iconográficos presentes nas representações em vasos áticos dos séculos VI-V a.C., como a nudez da jovem, expondo as partes íntimas de seu corpo, e os gestos e a postura do agressor, permitem sustentá-la.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

GRILLO, José Geraldo Costa. VIOLÊNCIA SEXUAL NO RAPTO DE CASSANDRA: UM ESTUDO DE SUA ICONOGRAFIA NOS VASOS ÁTICOS (SÉCULOS VI-V A.C.). PHOÎNIX, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 75–85, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/36544. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos