O MURO QUE CONSTRUÍMOS AO REDOR: ANÁLISE FÍLMICA DE THE WALL (PINK FLOYD, 1982)

Gustavo Lopez Estivalet, Josias Ricardo Hack

Resumo


The Wall é o álbum mais conhecido da aclamada banda britânica de rock progressivo Pink Floyd. O filme de mesmo nome foi lançado em 1982 e explora temáticas do existencialismo pós-guerra, como totalitarismo, liberdade, loucura e subversão. Esta ópera rock contém poucos diálogos, mas é permeada de expressividade através das letras das músicas e do instrumental cadenciado e afiado da banda. O objetivo principal deste trabalho foi explorar as inter-relações visuais e musicais da obra a partir da sinestesia sensorial e representações do irreal evocadas pela mesma. A análise fílmica foi realizada a partir da observação, caracterização e discussão isolada, contextual e interacional entre os diferentes elementos que caracterizam a obra, como as letras das músicas, os arranjos musicais, as animações, a verossimilhança do filme com a banda e as representação de fatos históricos. O filme aborda através de metáforas os sistemas ditatoriais, o controle de massas, as drogas e o próprio mundo de ilusões que construímos ao nosso redor a partir de nossas experiências, traumas e anseios. The Wall é construído a partir da apresentação de uma série de fatos reais, assim como a criação de um universo ficcional através das animações surreais.

Palavras-chave


Pink Floyd; The Wall; Trilha sonora; Análise do discurso; Mídias

Texto completo:

PDF

Referências


AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge/MA: Harvard University Press, 1962.

EVITA. Direção e Produção: Alan Parker. EUA: Buena Vista Pictures, 1996, 1 DVD.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 10ª ed. Campinas/SP: Papirus, 1996.

PEZZIN, E. C. The Wall – Uma obra de arte conceitual. Publicado em 22/01/2003. http://whiplash.net/materias/especial/000242-pinkfloyd.html. Visitado em 28/02/2018.

PIMENTEL, A. T. Resenha Crítica do filme “Pink Floyd – The Wall”. T1005130. Publicado em 25/05/2008. https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/1005130. Visitado em 28/02/2018.

PINK FLOYD. The Wall. Reino Unido: Harvest Records, 1979, 1-2 LPs.

PINK FLOYD – The Wall. Direção: Alan Parker, Animação: Gerald Scarfe, Produção: Alan Marshall. Reino Unido: MGM/UA Entertainment Company, 1982, 1 DVD.

RODRIGUEZ, Á. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC, 2006.

ROSE, D. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 7ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

SARTRE, J.-P. Le mur. Paris: Galimard, 1939.

SEDEU, R. de L. Pink Floyd – The Wall: Um processo de “psicotização”. Estudos de Psicanálise, 39, 93-105, 2013.

TOMMY. Direção e Produção: Ken Russel. Reino Unido: Columbia Pictures, 1975, 1 DVD.

URICK, B. Pink Floyd’s the wall: a complete analysis. Publicado em 2016. http://www.thewallanalysis.com. Visitado em 13/03/2018.

VAN BIESEN, W.; VERBEKE, F.; VANHOLDER, R. We don't need no education… (Pink Floyd, The Wall), Multidisciplinary predialysis education programmes: pass or fail? Nephrology Dialysis Transplantation, 24(11), 3277–3279, 2009.

VANOYE, F.; GOLIOT-L’ÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. 4ª Ed. São Paulo: Papirus, 2006.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd. Visitado em 22/06/2017.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd_The_Wall_(film). Visitado em 24/06/2017.

http://en.wikipedia.org/wiki/Tommy_(film). Visitado em 12/01/2018.

http://www.pinkfloyd.com/. Visitado em 05/02/2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Policromias é a publicação do LABEDIS - Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som, coordenado pela Profa. Dra. Tania Conceição Clemente de Souza e vinculado ao Museu Nacional (UFRJ).

              

 

 

 

 


Licença Creative Commons

A Policromias utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.