MARCA BRAZIL: AS ARTICULAÇÕES DA MEMÓRIA NA NOVA MARCA DA EMBRATUR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.31349

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Turismo. Memória discursiva. EMBRATUR.

Resumo

As proposições deste trabalho estão filiadas à Análise do Discurso pecheutiana, numa problematização centrada na Marca Brazil apresentada pela EMBRATUR em 2019 como sua nova identidade visual. A partir da crítica de que sugeriria um incentivo ao turismo sexual, a Marca foi tomada como materialidade discursiva. Neste gesto de análise trabalhamos com o entendimento de que não é possível que somente a imagem composta de uma representação minimalista da bandeira nacional, acompanhada dos dizeres Brazil, visit and love us possa sugerir uma normalização ou incentivo ao turismo sexual, desse modo nos propusemos a interrogar a exterioridade e os contextos de produção inerentes à Marca. Investigamos a produção das peças publicitárias produzidas pela EMBRATUR desde sua fundação, identificando repetições, regularidades e efeitos de seriação. Articulamos então esse resgate histórico ao conceito de memória discursiva, visto aqui como um espaço onde se tensionam réplicas, retomadas e contra-discursos. Foi a partir de então que, ao por em diálogo a materialidade com outros textos de divulgação, passamos a observar como as marcas de regularidade e do efeito seriado da memória discursiva apresentam um Brasil que se “vende” enquanto destino turístico exótico, sensual e que explora o corpo – especialmente o feminino – como subproduto.

Biografia do Autor

Mateus Vitor Tadioto, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. Bolsista CAPES/Pro-SUC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5127637448870660

Luciene Jung de Campos, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Estudos da Linguagem: teorias do texto e do discurso (PPGLET/UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa ADESLOUCAR-SE! Coletivo de trabalho em Análise do Discurso, Turismo e... Lattes: http://lattes.cnpq.br/1151177602559882

Referências

ACHARD, P. Memória e produção discursiva do sentido. In ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas, SP: Pontes Editores. 2015. p. 11-18.

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado (notas para uma investigação) In: ZIZEK, S. (org). Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. p. 105-142.

AMOR: nova marca do Brasil no exterior sugere turismo sexual. Revista Fórum. Brasil, 16 jul. 2019. Disponível em: <https://revistaforum.com.br/brasil/amor-nova-marca-do-brasil-no-exterior-sugere-turismo-sexual/amp/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

COURTINE. J-J. O chapéu de Clémentis. Observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C. L. (Orgs.). Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Editora Sagra-Luzzato, 1999, p. 15-22.

EMBRATUR. História. 2019a. Disponível em: <http://www.embratur.gov.br/lai_embratur/opencms/acessoainformacao/menu/embratur/historia.html>. Acesso em: 10 nov. 2019.

EMBRATUR. Manual de uso da Marca Brazil. 2019b. Disponível em: < http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/estrutura/download>. Acesso em: 10 nov. 2019.

INDURSKY, F. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, F; MITTMAN, S; FERREIRA, M.C.L. Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 67-89.

JUNG DE CAMPOS, L.; et al. Brasil Turístico: efeitos de sentido e condições de produção na Copa do Mundo Fifa 2014, Brasil. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade. n. 10 v. 3. 2018. p. 623-635.

KAJIHARA, K.A imagem do Brasil no exterior - Análise do material de divulgação oficial da Embratur, desde 1966 até 2008. Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 5, n. 3, art. 3, p. 1-30, 2010.

PÊCHEUX, M. Especificidade de uma disciplina de interpretação (a Análise do Discurso na França). In: PÊCHEUX, M. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por: Eni Puccinelli Orlandi. 4ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 227-230.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. São Paulo: UNICAMP, 2014.

PÊCHEUX, M.. Papel da memória. In ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas, SP: Pontes Editorres. 2015. p. 43-52.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos