MARCA BRAZIL: AS ARTICULAÇÕES DA MEMÓRIA NA NOVA MARCA DA EMBRATUR
DOI :
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.31349Mots-clés :
Análise do Discurso. Turismo. Memória discursiva. EMBRATUR.Résumé
As proposições deste trabalho estão filiadas à Análise do Discurso pecheutiana, numa problematização centrada na Marca Brazil apresentada pela EMBRATUR em 2019 como sua nova identidade visual. A partir da crítica de que sugeriria um incentivo ao turismo sexual, a Marca foi tomada como materialidade discursiva. Neste gesto de análise trabalhamos com o entendimento de que não é possível que somente a imagem composta de uma representação minimalista da bandeira nacional, acompanhada dos dizeres Brazil, visit and love us possa sugerir uma normalização ou incentivo ao turismo sexual, desse modo nos propusemos a interrogar a exterioridade e os contextos de produção inerentes à Marca. Investigamos a produção das peças publicitárias produzidas pela EMBRATUR desde sua fundação, identificando repetições, regularidades e efeitos de seriação. Articulamos então esse resgate histórico ao conceito de memória discursiva, visto aqui como um espaço onde se tensionam réplicas, retomadas e contra-discursos. Foi a partir de então que, ao por em diálogo a materialidade com outros textos de divulgação, passamos a observar como as marcas de regularidade e do efeito seriado da memória discursiva apresentam um Brasil que se “vende” enquanto destino turístico exótico, sensual e que explora o corpo – especialmente o feminino – como subproduto.Références
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