CINEMA E LETRAMENTO VISUAL EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: POSSIBILIDADES DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.35461Palavras-chave:
letramento visual, cinema, educação linguística.Resumo
Diante da compreensão de que vivemos em um mundo cada vez mais visual, as salas de aula ainda se apresentam como um espaço dedicado para o texto escrito, e as aulas de língua estrangeira, mesmo quando fazem uso dos novos meios de comunicação, fundamentam-se, mormente, nos aspectos estruturais da língua, ignorando, assim, os potenciais das imagens para promover discussões acerca de temas sociais, políticos e culturais. Este artigo busca explorar as oportunidades que surgem com o uso da visualidade em sala de aula, quando este trabalho é agregado à prática de Letramento Visual e seus aspectos críticos. A metodologia consiste em revisão da literatura sobre letramento visual e análise crítica de cenas dos filmes 007 Contra o Satânico Dr. No (1972) e Kingsman: Serviço Secreto (2014) no tocante à representação que os dois filmes fazem do Outro não-hegemônico.
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