CINEMA E LETRAMENTO VISUAL EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: POSSIBILIDADES DE NOVAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.35461

Mots-clés :

letramento visual, cinema, educação linguística.

Résumé

Diante da compreensão de que vivemos em um mundo cada vez mais visual, as salas de aula ainda se apresentam como um espaço dedicado para o texto escrito, e as aulas de língua estrangeira, mesmo quando fazem uso dos novos meios de comunicação, fundamentam-se, mormente, nos aspectos estruturais da língua, ignorando, assim, os potenciais das imagens para promover discussões acerca de temas sociais, políticos e culturais. Este artigo busca explorar as oportunidades que surgem com o uso da visualidade em sala de aula, quando este trabalho é agregado à prática de Letramento Visual e seus aspectos críticos. A metodologia consiste em revisão da literatura sobre letramento visual e análise crítica de cenas dos filmes 007 Contra o Satânico Dr. No (1972) e Kingsman: Serviço Secreto (2014) no tocante à representação que os dois filmes fazem do Outro não-hegemônico.

Bibliographies de l'auteur

Daniel de Mello Ferraz, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo

Gabriela Hiroko Tomizuka, Universidade de São Paulo

Gabriela Tomizuka e pesquisadora de Iniciação Científica pela Universidade de São Paulo.

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Publiée

2021-06-26

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