VENDER PARA MELHORAR? DISCURSO E IDEOLOGIA SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO NA BLOGOSFERA POTIGUAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i3.46879

Resumo

Este trabalho visa a analisar matérias jornalísticas publicadas em veículos on-line de circulação estadual abordando o tema da privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) partindo do contexto em que se acentuaram as discussões a respeito da instituição de um novo marco legal para o saneamento básico no Brasil a partir do Projeto de Lei 4162/2019. Para fins de delimitação do corpus, optou-se por analisar notícias e artigos de opinião em dois blogs reconhecidos no estado do RN. A intenção do artigo é compreender, com base nos princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD), as relações discursivas estabelecidas nos blogs de cunho ideológico neoliberal a respeito da prestação do serviço de saneamento no Rio Grande do Norte.

Biografia do Autor

Daniel Dantas Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN e do curso de jornalismo da UFRN.

Henrique Alberto Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras - Português/Espanhol pela Uniesp/FIT (2013), bacharel em jornalismo pela UFRN (2021), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN.

Referências

AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo Popular. São Paulo: 2006.

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BORJA, Patrícia Campos. Política pública de saneamento básico: uma análise da recente experiência brasileira. Saude soc., São Paulo, v. 23, n. 2, p. 432-447, junho, 2014.

FIGUEIREDO, Fábio Fonseca; FERREIRA, José Gomes. O saneamento básico no Nordeste e no Rio Grande no Norte: avanços e constrangimentos. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2017.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editora, 2010.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.

TRAQUINA, Nelson. O Poder do Jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000.

Downloads

Publicado

2022-01-17

Edição

Seção

Artigos