VENDER PARA MELHORAR? DISCURSO E IDEOLOGIA SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO NA BLOGOSFERA POTIGUAR
DOI :
https://doi.org/10.61358/policromias.v6i3.46879Résumé
Este trabalho visa a analisar matérias jornalísticas publicadas em veículos on-line de circulação estadual abordando o tema da privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) partindo do contexto em que se acentuaram as discussões a respeito da instituição de um novo marco legal para o saneamento básico no Brasil a partir do Projeto de Lei 4162/2019. Para fins de delimitação do corpus, optou-se por analisar notícias e artigos de opinião em dois blogs reconhecidos no estado do RN. A intenção do artigo é compreender, com base nos princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD), as relações discursivas estabelecidas nos blogs de cunho ideológico neoliberal a respeito da prestação do serviço de saneamento no Rio Grande do Norte.
Références
AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo Popular. São Paulo: 2006.
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BORJA, Patrícia Campos. Política pública de saneamento básico: uma análise da recente experiência brasileira. Saude soc., São Paulo, v. 23, n. 2, p. 432-447, junho, 2014.
FIGUEIREDO, Fábio Fonseca; FERREIRA, José Gomes. O saneamento básico no Nordeste e no Rio Grande no Norte: avanços e constrangimentos. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2017.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editora, 2010.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.
TRAQUINA, Nelson. O Poder do Jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000.