TEORIA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v6i3.49456Resumo
Este artigo apresenta uma forma de pensar em língua que contribui, simultaneamente, para o exercício do pensamento científico e para o ensino escolar de gramática. Para que o contexto educacional tenha êxito no que diz respeito à linguagem, é importante compreender duas instâncias linguísticas: teoria linguística e metodologia de ensino de língua materna. As teorias linguísticas modernas nos permitem organizar as etapas linguísticas de modo que o papel da escola melhor delineado, já que este arcabouço teórico contém uma metalinguagem que, uma vez dominada, torna-se um instrumento valioso para desenvolver a capacidade de depreender regras. Pretendemos identificar problemas e analisar uma proposta para o ensino de língua materna na Educação Básica, relacionando princípios linguísticos às demandas de ensino de língua materna. O fenômeno linguístico do parâmetro de sujeito no português brasileiro será o alicerce da proposta teórico-metodológica. A razão disso é que o esqueleto sintático é o ponto de partida para as leituras fonológica e semântica e, portanto, aprender a vê-lo, descrevê-lo e explicá-lo contribui para a capacidade de dominar os mecanismos da linguagem. O resultado é uma proposta de ensino que desenvolva o domínio ativo da língua nativa por parte dos alunos seja na fala ou suas modalidades artificiais da leitura e escrita.Referências
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