TEORIA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Isabella Lopes Pederneira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Elaine Alves Santos Melo Universidade Federal Fluminense
  • Murilo Mariano Vilaça Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i3.49456

Resumo

Este artigo apresenta uma forma de pensar em língua que contribui, simultaneamente, para o exercício do pensamento científico e para o ensino escolar de gramática. Para que o contexto educacional tenha êxito no que diz respeito à linguagem, é importante compreender duas instâncias linguísticas: teoria linguística e metodologia de ensino de língua materna. As teorias linguísticas modernas nos permitem organizar as etapas linguísticas de modo que o papel da escola melhor delineado, já que este arcabouço teórico contém uma metalinguagem que, uma vez dominada, torna-se um instrumento valioso para desenvolver a capacidade de depreender regras. Pretendemos identificar problemas e analisar uma proposta para o ensino de língua materna na Educação Básica, relacionando princípios linguísticos às demandas de ensino de língua materna. O fenômeno linguístico do parâmetro de sujeito no português brasileiro será o alicerce da proposta teórico-metodológica. A razão disso é que o esqueleto sintático é o ponto de partida para as leituras fonológica e semântica e, portanto, aprender a vê-lo, descrevê-lo e explicá-lo contribui para a capacidade de dominar os mecanismos da linguagem. O resultado é uma proposta de ensino que desenvolva o domínio ativo da língua nativa por parte dos alunos seja na fala ou suas modalidades artificiais da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Isabella Lopes Pederneira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas - setor Língua Portuguesa da UFRJ e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ. Em 2019, foi contemplada pelo edital FAPERJ ARC-2019 para professores recém-contratados, com o projeto de pesquisa vinculado ao CNPq, intitulado "Correspondências interlinguísticas em polissemia de verbos cognatos em línguas românicas". É Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Professora Miriam Lemle. Concluiu o doutorado em Linguística pelo PPGLing da UFRJ, com bolsa CNPq, sob orientação da Professora Doutora Titular Emérita Miriam Lemle, tendo pesquisado a interface sintaxe-semântica a partir da análise de verbos polissêmicos no português brasileiro. De 2015 a 2016, atuou como Profª. Substituta de Estudos Linguísticos do Departamento de Libras da UFRJ. É Mestre em Linguística pelo PPGLing/UFRJ com a dissertação "Etimologia e Reanálise de Palavras". No mestrado, foi contemplada com a bolsa nota 10 da FAPERJ. Possui graduação com diploma Cum Laude em Letras Português-Latim pela UFRJ, período em que atuou como monitora de Linguística III e foi bolsista FAPERJ de Iniciação Científica. De 2008 a 2009, atuou como Profª Substituta do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Na segunda graduação, que se iniciou em 2009, em Letras Português-Italiano, atuou como monitora de Língua Italiana do CLAC/UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Linguística, e produção intelectual direcionada principalmente para os seguintes temas: Sintaxe, Interface sintaxe-Semântica, Morfologia, Formação de palavras novas, Estrutura argumental, Padrões sintáticos e Mudança Diacrônica. Atuou, ainda, como estudante/pesquisador visitante em Queen Mary University of London com bolsa CAPES, sob orientação da pesquisadora Hagit Borer. Isabella Pederneira coordena duas ações de extensão vinculadas à UFRJ, um projeto, intitulado ?Gramática Gerativa na Educação Básica: divulgando os saberes da Universidade? e um curso, intitulado ?Sintaxe até embaixo?. Isabella atua ainda outra extensão vinculada à UFF, com o título ?Sintaxe em tudo?, coordenada pela Profª Doutora Elaine Melo. 

Elaine Alves Santos Melo, Universidade Federal Fluminense

É Bacharel e Licenciada em Letras Português Literaturas (UFRJ-2010), é Mestra em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ-2012) e Doutora em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ-2015). Atualmente, é professora Adjunta IIA da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas no setor de Língua Portuguesa. É líder e fundadora do Grupo de Pesquisa em Sintaxe da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora colaboradora no projeto de extensão "Gramática Gerativa na educação básica: divulgando os saberes da universidade.", coordenado pela professora Isabella Lopes Pederneira (UFRJ), pesquisadora do Projeto História do Português (HistLing), coordenado pela professora Célia Regina dos Santos Lopes (UFRJ) e pesquisadora do Laboratório de Sintaxe e Interfaces, coordenador pela professora Isabella Lopes Pederneira (UFRJ). Desenvolve trabalho sobre a sintaxe as construções de tópico em distintas variedades do português, adotando a perspectiva teórica gerativista, em sua versão Minimalista, bem como outras teorias que dão suportes às análises propostas e também trabalha com as questões que envolvem o ensino de sintaxe no Brasil.

Murilo Mariano Vilaça, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador em Saúde Pública Associado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS). Doutor em Filosofia (UFRJ: 2014). Doutor em Educação (UERJ: 2013). Pesquisador (bolsista) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) - PROGRAMA JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO - 2020. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS (PPG em associação: UFRJ/Fiocruz/UFF/UERJ). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGED/IBqM/UFRJ). Membro da Comissão de Integridade em Pesquisa (CIP) da Fiocruz. Tenho experiência nas seguintes áreas de conhecimento: ética; filosofia política; ética aplicada; bioética. Coordenador do Grupo de Investigações Filosóficas sobre Transumanismo e Biomelhoramento Humano - GIFT-H+. Atualmente, dedico-me a pesquisas sobre: (1) biomelhoramento humano (Human Enhancement), com ênfase em neuromelhoramentos e neuroética (biomelhoramento cognitivo e moral); (2) engenharia genética, bioética e biodireito; (3) evidências empírico-científicas e as propostas de regulação do biomelhoramento humano; (4) o debate entre transumanistas e bioconservadores; (5) a ideia de transumanismo como uma religião e o movimento transumanista cristão; e (6) o conceito de risco e de Risco Existencial.

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Publicado

2022-01-17

Edição

Seção

Dossiês