A CONSTRUÇÃO DO MASCULINO EM TERRA E PAIXÃO SOB A ÓTICA DAS METÁFORAS MULTIMODAIS NOS PERSONAGENS RAMIRO E KELVIN

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP)
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Stefânia Moreira de PAULA Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n3.63744

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar os modelos culturais masculinos dominantes na sociedade moderna e legitimados pelo campo das telenovelas, mais precisamente em Terra e Paixão com os personagens Ramiro (interpretado por Amaury Lourenzo) e Kelvin (interpretado por Diego Martins). Nessa perspectiva, adotamos o quadro teórico da metáfora multimodal proposta por Forceville (2009) e Sperandio (2015) para analisar como, pelo processo cognitivo, significamos, interpretamos e representamos o mundo pelas metáforas. Para composição do corpus de análise, escolhemos quatro recortes nas interações dialógicas entre os personagens, sendo duas que demarcam ainda uma construção da masculinidade de Ramiro e uma abordagem caricatural de Kelvin. A terceira cena refere-se a uma mudança de tratamento, em que, finalmente, o autor Walcyr Carrasco até por grande repercussão positiva junto ao público mostra o casal assumindo o relacionamento de uma forma menos estigmatizada. Por fim, no capítulo final da novela, quando se misturam tais características na cena de casamento no presídio do casal.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora e Pós-doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente do PPGCOM da Universidade Paulista.

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Associado III do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social - Jornalismo. Atua também como Professor Permanente da Linha "Discurso e Representação Social" do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) da UFSJ 

Stefânia Moreira de PAULA, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ (2023) e mestranda pelo Programa de Mestrado em Letras (Promel) em Teoria Literária e Crítica da Cultura.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos