A CONSTRUÇÃO DO MASCULINO EM TERRA E PAIXÃO SOB A ÓTICA DAS METÁFORAS MULTIMODAIS NOS PERSONAGENS RAMIRO E KELVIN

Autores/as

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP)
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Stefânia Moreira de PAULA Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n3.63744

Resumen

O artigo tem como objetivo investigar os modelos culturais masculinos dominantes na sociedade moderna e legitimados pelo campo das telenovelas, mais precisamente em Terra e Paixão com os personagens Ramiro (interpretado por Amaury Lourenzo) e Kelvin (interpretado por Diego Martins). Nessa perspectiva, adotamos o quadro teórico da metáfora multimodal proposta por Forceville (2009) e Sperandio (2015) para analisar como, pelo processo cognitivo, significamos, interpretamos e representamos o mundo pelas metáforas. Para composição do corpus de análise, escolhemos quatro recortes nas interações dialógicas entre os personagens, sendo duas que demarcam ainda uma construção da masculinidade de Ramiro e uma abordagem caricatural de Kelvin. A terceira cena refere-se a uma mudança de tratamento, em que, finalmente, o autor Walcyr Carrasco até por grande repercussão positiva junto ao público mostra o casal assumindo o relacionamento de uma forma menos estigmatizada. Por fim, no capítulo final da novela, quando se misturam tais características na cena de casamento no presídio do casal.

Biografía del autor/a

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora e Pós-doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente do PPGCOM da Universidade Paulista.

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Associado III do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social - Jornalismo. Atua também como Professor Permanente da Linha "Discurso e Representação Social" do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) da UFSJ 

Stefânia Moreira de PAULA, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ (2023) e mestranda pelo Programa de Mestrado em Letras (Promel) em Teoria Literária e Crítica da Cultura.

Publicado

2024-12-30

Número

Sección

Artículos