MULHER TRANS NA POLÍTICA NORDESTINA

UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS JORNALÍSTICOS SOBRE LINDA BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n1.64743

Resumo

Partindo da compreensão de que Linda Brasil é um sujeito social e considerando as questões de gênero (Scott, 1989) que envolvem a cultura do Nordeste (Albuquerque, 1999, 2013), bem como a marginalização da comunidade trans (Nascimento, 2023; Antra, 2023), direcionamos nossa análise qualitativa às representações de Linda Brasil nas notícias relacionadas à sua conquista do cargo de deputada estadual nas eleições de outubro de 2022. Metodologicamente, utilizamos a Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001; Ramalho e Resende, 2011). Os resultados apontam para modos de narrativização sobre Linda Brasil que variam desde a impersonificação e desconexão do acontecimento (primeira mulher trans deputada em Sergipe) até a personalização de sua trajetória política e ativista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Pereira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição (2021). Linha de pesquisa: Mídia e Produção de Subjetividades. Membro do Núcleo Estudos e Pesquisas  em Estratégias de Comunicação (Nepec/UFPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação, Identidades e Subjetividades da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e da UFPI (Nepcis/UFDPar/UFPI). Interesse pelos estudos sobre mídia que envolvam processos de subjetivação e representações voltados para gênero, masculinidades, sexualidade e raça.

Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará

É jornalista, professor do Curso de Jornalismo/Instituto de Cultura e Arte e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). Coordena o grupo de pesquisa PráxisJor - Práxis no Jornalismo (UFC). Coordena o Programa de Extensão Comunicação e Políticas Públicas. Coordena a rede de pesquisa Trabalho e Identidade do Jornalista (Retij), vinculada a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Downloads

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Artigos