QUANDO A AVENIDA SE TRANSFORMA EM PALCO: PERFORMATIVIDADE E TEATRALIDADE NOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA

Authors

  • Itamar Wagner Schiavo Simões Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v4i2.30031

Keywords:

desfile das escolas de samba, performatividade, teatralidade, espetacularidade, carnaval

Abstract

Este artigo é fruto de uma investigação sobre performatividade e teatralidade nos desfiles das escolas de samba. Buscarei localizar as marcas destes fenômenos ao longo da evolução dos cortejos, abordando sua intensificação, a influência da televisão e as relações com o caráter espetacular adquirido, questão polêmica que gera posicionamentos divergentes entre fazedores, pesquisadores, entendedores e espectadores de carnaval. O tema principal, decorrente das inovações estéticas que se fizeram presentes nos desfiles, será dialogado com noções que atravessam o fazer artístico contemporâneo e com a questão da recepção. No artigo procurarei exemplificar algumas das questões abordadas através de vídeos disponibilizados em códigos QR.

Author Biography

Itamar Wagner Schiavo Simões, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Sou artista da cena e pesquisador. Possuo graduação e mestrado em Teatro pela UDESC e atualmente sou doutorando no programa de pós em teatro da mesma instituição. Sou professor de interpretação teatral na Fundação Universidade de Blumenau (professor substituto).

References

ARAÚJO, H. O Rei do Carnaval. In: GOMES F.; VILLARES S. (orgs.). O Brasil é um luxo: Trinta carnavais de Joãosinho Trinta. Rio de Janeiro: CBPC (Centro Brasileiro de Produção Cultural Ltda) e AXIS Produção e Comunicação Ltda, 2008.

BRANDÃO, T. O Desfile das Escolas na TV: um desastre. In: Folias Teatrais – Letras, Cenas, Imagens e Carioquices (blog). Acessado em 05.01.2019. Disponível em: http://foliasteatrais.com.br/o-desfile-das-escolas-na-tv-um-desastre/

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: USP, 2000.

CAVALCANTI, M. L. V. C. Os sentidos do espetáculo. Revista de Antropologia. São Paulo (USP), 2002. Acessado em 12.01.2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27148/28920

CUNHA, M. O Carnavalesco “Fantástico”. In: GOMES F.; VILLARES S. (orgs.). O Brasil é um luxo: Trinta carnavais de Joãosinho Trinta. Rio de Janeiro: CBPC (Centro Brasileiro de Produção Cultural Ltda) e AXIS Produção e Comunicação Ltda, 2008.

DEBORD, G. A sociedade do Espetáculo. 2003 e-book

DESGRANGES, F. Pedagogia do Teatro: Provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.

FARIA, G. J. M. As transformações temáticas nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e o debate sobre autenticidade versus modernidade (1960/2000). XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, 2013. Acessado em 27/12/2018. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364164855_ARQUIVO_Anpuh2013.pdf

FÉRAL, J. Além dos limites. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.

FÉRAL, J. Performance e Performatividade: o que são os Performance Studies? In: MOSTAÇO, E.; OROFINO, I.; BAUMGÄRTEL, S.; COLLAÇO, V. (orgs.). Sobre Performatividade. Florianópolis: Editora Letras Contemporâneas, 2009.

FERREIRA, F. O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

FUSCO, C. La otra historia del performance intercultural. In: TAYLOR, D.; FUENTES, M. (orgs.). Estudios Avanzados de Performance. Ciudad del México, Fondo de Cultura Económica, 2011.

GUIDO A. Conceito do Barroco. Conferência, 1987.

KEHL, M. R. Muito além do espetáculo – Ciclo de Conferências. Org. NOVAES, A. São Paulo: Editora SENAC-SP, 2005.

LEAL, E. São Clemente, Comissões Diferentes. In: BALTAR, A., LEAL, E. DATTOLI, V. As Primas Sapecas do Samba. Rio de Janeiro: Editora Nova Terra, 2015.

LIMA, F. Alegorias benjaminianas e alegorias proibidas no sambódromo carioca: o Cristo Mendigo e a Carnavalíssima Trindade. Tese de Doutorado – Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2013.

LUZ, A. L. A teatralidade para além dos palcos na avenida do carnaval. In: Textos escolhidos de cultura e arte populares, vol. 10, n. 2. Rio de Janeiro, 2013. Acessado em 15.01.2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/view/10220/8004

MOSTAÇO, E. Fazendo cena: a performatividade. In: MOSTAÇO, E.; OROFINO, I.; BAUMGÄRTEL, S.; COLLAÇO, V. (orgs.). Sobre Performatividade. Florianópolis: Editora Letras Contemporâneas, 2009.

NEWLANDS, M. L. Festança na França. In: MAGALHÃES, R.; NEWLANDS, M. L. O inverso das origens. Rio de Janeiro: Editora Nova Terra, 2014.

SANTA BRÍGIDA, M. A dança do Mestre-Sala e Porta-Bandeira: performance e ritual na cena afro carioca. VI Congresso da de da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 2010. Acessado em 05.01.2019. Disponível em http://www.portalabrace.org/vicongresso/estudosperformance/Miguel%20Santa%20Br%EDgida%20-%20A%20Dan%E7a%20do%20Mestre-sala%20e%20da%20Porta-bandeira.pdf

SCHECHNER, R. Performance Studies: Uma introdução. Nova Iorque e Londres: Routledge, 2006.

SCHECHNER, R. Performance Studies: Un Introduction. New York and London: Routledge, 2002.

SOUZA, C. H. G. N. O Desfile das Escolas de Samba na televisão: 20 anos de sambódromo. Monografia do Curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2004.

Published

2019-12-31

Issue

Section

Articles