A SEMIÓTICA DOS DISCURSOS VERBAL E NÃO VERBAL EM “A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS”, DE JON SCIESKA E LANE SMITCH

Autores/as

Palabras clave:

Discurso verbal. Discurso visual. Imagem. Linguagem. Semiótica.

Resumen

No presente artigo busca-se analisar, na perspectiva da semiótica, os discursos verbal e não verbal em A verdadeira história dos três porquinhos, escrita por Jon Scieszka e ilustrada por Lane Smith. Nessa proposta de releitura, oriunda do clássico infantil – Os três porquinhos –, de Joseph Jacobs, no qual interpreta-se as expectativas discursivas que se contrastam entre o que é dito (discurso diegético) e o que é visto (discurso mimético) mediante suas representações entre expressão e conteúdo. Assim, busca-se avaliar a expressividade discursiva manifesta nas diferentes dimensões dos discursos. Dessa conjuntura analítica, é concluso ponderar que a análise do discurso é um campo de diálogos múltiplos que envolvem sujeitos discursivos e os valores semânticos contíguos aos sentimentos de euforia e disforia sob a perspectiva dupla entre o contar e o mostrar que, por contiguidade, corrobora no sentido de influenciar o interlocutor na tomada de decisão a respeito da inocência ou culpabilidade do lobo. Porquanto, a interpretação tanto positiva como negativa encontra-se na dependência da efetividade discursiva e como essas linguagens são decodificadas ante às confrontações retóricas manifestas nas propriedades elementares dos discursos e nas suas dinâmicas em ações.

Biografía del autor/a

Edinaldo Flauzino de Matos, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Letras com foco na área de Literaturas em Língua Portuguesa pela Unesp de São José do Rio Preto. Mestre em Estudos Literários pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Pós-Graduado em Arte aplicada à Educação pela FAROL - Faculdade de Rolim de Moura, Graduado em Letras e suas respectivas Literaturas pela UNIR - Universidade Federal de Rondônia. Professor efetivo da UNIR- Universidade Federal de Rondônia câmpus de Guajará-Mirim no Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem. Líder do grupo de pesquisa: GESTELIT - GRUPO DE ESTUDOS TEÓRICOS E LITERÁRIOS nas linhas de pesquisas: Literatura Infantil/Infantojuvenil: perspectivas de pesquisa e ensino de literatura para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Literatura, História, Memória Literária, Literaturas Africanas de países de Língua Portuguesa, Literaturas Africanas de países de Língua Portuguesa. Atua como docente de Literatura com foco nas disciplinas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Africana, Regional Amazônica, Erótica e Fantástica.

Citas

AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 1993.

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. Tradução: Mário Laranjeira. São Paulo: brasiliense, 1988.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Ilustração de Ziraldo. 40. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15. ed. São Paulo: Ática, 2002.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FIORIN, José Luiz. Sendas e veredas da semiótica narrativa e discursiva. Delta: Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 177-207, 1999. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000100009>. Acesso em: 05 abr. 2020.

FREITAS, A. K. M. de. Psicodinâmica das cores em comunicação. Nucom, Limeira, v.4, n.12, p.1-18, out./dez. 2007. Disponível em <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz>. Acesso em: 20 jun. 2019.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. Tradução: Jean Cristtus Portela. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1982.

NIKOLAJEVA, Maria e SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: palavras e imagens. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naif, 2011.

SCIESZKA, Jon. A verdadeira história dos três porquinhos! /por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka; ilustração de Lane Smith; Tradução: Pedro Maia. 2. ed. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2005.

SIGNORI, M. B. D. “Lendo textos multimodais”. In: MARTINS, M. S. C. (Org.). Linguagens em diálogo: letramento e suas articulações no trabalho interdisciplinar. São Carlos: LEETRA, 2014, p. 19-26.

Publicado

2020-10-05

Número

Sección

Artículos