A SEMIÓTICA DOS DISCURSOS VERBAL E NÃO VERBAL EM “A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS”, DE JON SCIESKA E LANE SMITCH
Palavras-chave:
Discurso verbal. Discurso visual. Imagem. Linguagem. Semiótica.Resumo
No presente artigo busca-se analisar, na perspectiva da semiótica, os discursos verbal e não verbal em A verdadeira história dos três porquinhos, escrita por Jon Scieszka e ilustrada por Lane Smith. Nessa proposta de releitura, oriunda do clássico infantil – Os três porquinhos –, de Joseph Jacobs, no qual interpreta-se as expectativas discursivas que se contrastam entre o que é dito (discurso diegético) e o que é visto (discurso mimético) mediante suas representações entre expressão e conteúdo. Assim, busca-se avaliar a expressividade discursiva manifesta nas diferentes dimensões dos discursos. Dessa conjuntura analítica, é concluso ponderar que a análise do discurso é um campo de diálogos múltiplos que envolvem sujeitos discursivos e os valores semânticos contíguos aos sentimentos de euforia e disforia sob a perspectiva dupla entre o contar e o mostrar que, por contiguidade, corrobora no sentido de influenciar o interlocutor na tomada de decisão a respeito da inocência ou culpabilidade do lobo. Porquanto, a interpretação tanto positiva como negativa encontra-se na dependência da efetividade discursiva e como essas linguagens são decodificadas ante às confrontações retóricas manifestas nas propriedades elementares dos discursos e nas suas dinâmicas em ações.
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 1993.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. Tradução: Mário Laranjeira. São Paulo: brasiliense, 1988.
BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Ilustração de Ziraldo. 40. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15. ed. São Paulo: Ática, 2002.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FIORIN, José Luiz. Sendas e veredas da semiótica narrativa e discursiva. Delta: Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 177-207, 1999. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000100009>. Acesso em: 05 abr. 2020.
FREITAS, A. K. M. de. Psicodinâmica das cores em comunicação. Nucom, Limeira, v.4, n.12, p.1-18, out./dez. 2007. Disponível em <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz>. Acesso em: 20 jun. 2019.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. Tradução: Jean Cristtus Portela. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1982.
NIKOLAJEVA, Maria e SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: palavras e imagens. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naif, 2011.
SCIESZKA, Jon. A verdadeira história dos três porquinhos! /por A. Lobo, tal como foi contada a Jon Scieszka; ilustração de Lane Smith; Tradução: Pedro Maia. 2. ed. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2005.
SIGNORI, M. B. D. “Lendo textos multimodais”. In: MARTINS, M. S. C. (Org.). Linguagens em diálogo: letramento e suas articulações no trabalho interdisciplinar. São Carlos: LEETRA, 2014, p. 19-26.