"O Morro vem pro asfalto": as representações da favela nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2020

Autores/as

  • Artur Tadeu Paulani Paschoa Universidade de São Paulo
  • Gabriel Haddad Gomes Porto Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38442

Palabras clave:

Favela, Carnaval, Escola de Samba, Discurso

Resumen

A favela apareceu como importante elemento das narrativas apresentadas por quatro escolas de samba do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro no ano de 2020: G.R.E.S. União da Ilha do Governador, G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, G.R.E.S. Unidos da Tijuca e G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel. Este estudo busca entender essas representações e refletir sobre as diferenças entre elas, atentando, inclusive, para seus resultados plásticos.

Biografía del autor/a

Artur Tadeu Paulani Paschoa, Universidade de São Paulo

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Membro do Observatório de Carnaval da UFRJ.

Gabriel Haddad Gomes Porto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestre em Artes pelo PPGArtes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Bacharel em Relações Internacionais pela UniLaSalle-RJ e também atua como carnavalesco na cidade do Rio de Janeiro.

Citas

CARMO, Rennan. Liturgia(s) inculturada(s): o verde e rosa na homília contemporânea. In: Caderno OBCAR/UFRJ de estudos das narrativas do carnaval do grupo especial 2020. Rio de Janeiro: Observatório de Carnaval - Museu Nacional/UFRJ, 2019, p. 16-22.

IBGE. Censo demográfico 2010: Características da população e dos domicílios, resultados do universo. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2011. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=793.

LIESA. Livro Abre-Alas 2020: Domingo. Rio de Janeiro: Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), 2020. Disponível em: http://liesa.globo.com/carnaval/livro-abre-alas.html.

_____. Livro Abre-Alas 2020: Segunda. Rio de Janeiro: Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), 2020a. Disponível em: http://liesa.globo.com/carnaval/livro-abre-alas.html.

OLIVEIRA, Jane Souto de; MARCIER, Maria Hortense. A palavra é: favela. In: ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p. 61-114.

VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. cap. I: A gênese da favela carioca: do campo à cidade, da rejeição ao controle, p. 22-73.

Publicado

2021-01-22