ORALIDADE E TEXTO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS EM SALA DE AULA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.49504Palabras clave:
Gênero textual, Oralidade, Mecanismos textuais.Resumen
Com atividades da oralidade, em situações interativas e acadêmicas, com a participação de professor e alunos, em uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, durante o período da pandemia provocada pela Covid-19, este trabalho objetiva apresentar as ações alternativas para o estudo da oralidade, por meio dos gêneros textuais em nível fundamental, em situação remota. Entende-se por ensino remoto a transmissão em tempo real (síncrono) de aulas quando professor e alunos de uma turma interagem nos mesmos horários das aulas da disciplina. Foi estudado e discutido o gênero reconto de história em sala de aula virtual. Fundamentam este trabalho os postulados teóricos de Flick (2004), Koch (2004), Fávero; Andrade; Aquino (1999), Marcuschi (1998, 2001, 2006, 2008), Santos (2004, 2020), Thompson (2018), entre outros. O trabalho segue uma linha qualitativa, pois as ações se desenvolvem em processo; para a realização dos encontros virtuais, realizaram-se 15 reuniões de aprendizagem pela plataforma WhatsApp. Assim, o reconto de história foi recebido do aluno em forma de áudio para transcrição (MARCUSCHI, 1989; PRETI, 2004). Os resultados apontaram ser possível operacionalizar as aulas de maneira remota, identificar as marcas da oralidade e potencializar o aluno para o uso da modalidade oral nas múltiplas situações da sua vida.
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