SÍ, SOMOS LATINOAMERICANOS: APAGAMENTO E RESISTÊNCIA EM TONY MANERO
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2023.v8n3.59516Palabras clave:
Cinema Chileno, Ditadura, Musical, Música, AlienaçãoResumen
Em 11 de setembro de 1973, com o apoio dos EUA e sob o comando do general Augusto Pinochet (1915-2006) teve início a ditadura militar no Chile. Uma das obras a retratar esse período é o filme Tony Manero (Pablo Larraín, 2008). A obra acompanha Raúl, um homem obcecado pelo personagem de John Travolta no filme Embalos de Sábado à Noite (John Badham, 1978). Para compor esse trabalho, serviram como base os textos de Benjamin (1987) e Chion (2011) e os textos de Castanheira (2016) e Canclini (2019) que trarão uma busca pela cultura híbrida e alienante, por meio dos musicais, na América Latina. Como resultado, obteve-se, além de uma análise do filme de Larraín, um estudo de como o caráter alienante da indústria de Hollywood fica estampado na ditadura chilena e, por conseguinte, em outros países da Latina América.Citas
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