A CONSTRUÇÃO DA CREDIBILIDADE DISCURSIVA DA CRÍTICA JORNALÍSTICA DE CINEMA À LUZ DO PENSAMENTO FOUCAULTIANO
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2023.v8n3.60219Palabras clave:
crítica cinematográfica, crítica jornalística de cinema, Michel Foucault, Ordem do DiscursoResumen
O presente artigo, derivado de uma pesquisa mais abrangente, busca estabelecer uma correlação entre a crítica de cinema jornalística e os procedimentos da Ordem do Discurso propostos por Michel Foucault. Tais procedimentos funcionam como formas de controle discursivo dentro de um sistema de restrições que legitima o crítico como um comentarista autorizado e associa a credibilidade da crítica à vontade da verdade foucaultiana. Para fundamentar essa abordagem, parte-se de uma literatura que contextualiza as características e o percurso histórico da crítica cinematográfica no jornalismo. Assim, é possível entender como ela articula o cinema e o público consumidor, bem como as crises e embates que enfrenta. Tais crises têm se dado especialmente no ambiente digital contemporâneo, que põe em xeque os requisitos à legitimidade e autoridade do crítico para produzir discursos a respeito de uma obra fílmica.
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