“O NOVO VEIO DE NOVO” - MEMÓRIA & APAGAMENTO NA/DA PUBLICIDADE DA VOLKSWAGEN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n1.62962

Resumen

Partindo do princípio de que a propaganda/publicidade é o discurso do poder (LAGE, 2019), esta pesquisa, ancorada na teoria materialista do discurso (PÊCHEUX, 2009), tem como objetivo compreender os efeitos de sentidos produzidos e apagados a partir da associação da imagem/voz de Elis Regina (póstuma) à imagem da Volkswagen na peça publicitária comemorativa aos seus setenta anos da empresa alemã. Com vistas a dar conta desse objetivo, propomos a análise teórica-analítica de um arquivo formado por seis recortes da publicidade: O Novo Veio de Novo a partir do qual busca-se recuperar uma memória que apesar de tudo resiste. Para tal serão mobilizados os conceitos de memória e apagamento, segundo os autores PÊCHEUX (2009), ORLANDI (2007, 2010) e INDURSKY (2011).

Biografía del autor/a

Luciane Botelho Martins, UFPel

Doutora em Letras pela UFPel (2020), realizou sua investigação (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Buenos Aires - UBA. É Mestra em Letras pela UCPel (2015), pedagoga e graduada em Letras Português Inglês, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande (2015 e 2001 respectivamente), possui Pós-graduação em Pedagogia Gestora pela UNIVEST - Lages (2003) e Pós-graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa e em Atentimento Educacional Especializado - AEE - Furg (2014 - 2023). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, na área de Linguística e Ensino. É membro do LEAD - Laboratório de Estudos em Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana (desde 2014), onde realiza pesquisas voltadas ao estudo dos sentidos produzidos em materialidades, compostas por diferentes linguagens, sobretudo o texto multimodal.

Laíze Amaral da Costa, UFPel

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras-Português na Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Participa do grupo de pesquisa coordenado pela Profª Drª Luciane B. Martins na UFPel. Atualmente é bolsista do Projeto Residência Pedagógica e atua como assessora legislativa na Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu.

Maren Camile Rutz Bergmann

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras-Português na Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Atualmente participa do grupo de pesquisa coordenado pela Profª Drª Luciane B. Martins, na UFPel.

Mariana Soares da Fonseca, UFPel

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras-Português na Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Atualmente participa do grupo de pesquisa coordenado pela Profª Drª Luciane B. Martins, na UFPel.

Publicado

2024-06-06

Número

Sección

Artículos