LÍNGUA(GEM), DISCURSO E EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DIANTE DOS RECENTES MOVIMENTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i3.49453

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação, educação brasileira, ensino de língua portuguesa, ensino de língua materna

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Biografia do Autor

Jonathan Ribeiro Farias de Moura, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Letras - Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro bacharelado (2012) e licenciatura (2013); mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015); e doutorado pelo mesmo programa de pós (2018). Atualmente é professor-pesquisador na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, discurso, imagem, história das ideias linguísticas, construções lexicais e o linguajar da comunidade LGBT.

Viviane dos Ramos Soares, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Possui mestrado em Linguística (2009) e bacharelado e licenciatura em Letras (Habilitação: português-inglês) pela mesma instituição. É professora de Língua Portuguesa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É pesquisadora do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS), vinculado ao Setor de Linguística do Museu Nacional (MN) na UFRJ. Atua, principalmente, nos seguintes campos: Análise de Discurso, Saber Urbano e Linguagem, História das Ideias Linguísticas, Ensino de Língua Portuguesa, Educação Profissional em Saúde.

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Publicado

2022-01-17

Edição

Seção

Dossiês